APLICAÇÕES DO INOX

Conheça as mais diversas aplicações do aço inox

A presença do aço inox nos mais variados setores da atividade humana é tão extensa e comum que a maioria de nós não
percebe o quanto interagimos com esse centenário material, direta ou indiretamente, durante o dia a dia. Do acordar, ao café da manhã, do almoço ao jantar, entre as atividades de casa e trabalho, até o momento de nos deitarmos, em algum momento, o inox está presente proporcionando conforto, saúde e bem estar.


Durável, resistente e higiênico, o inox tornou-se obrigatório em grande variedade de aplicações, que vão dos utensílios e eletrodomésticos ao transporte, indústria farmacêutica, de alimentos e bebidas, à arquitetura, energia, óleo e gás, papel e celulose, entre muitas outras.


Não importa a utilização, o inox está presente tanto em parafusos aos gigantescos equipamentos das usinas sucroalcooleiras e das indústrias petroquímicas; ou nas tubulações de gás e carrocerias de modais de transporte, como o Metrô. Nesse sentido, o aço inox é referência em versatilidade, estética e um ícone da vida moderna.


E para provar que o inox tem mil e uma utilidades a Abinox apresenta um leque de aplicações que ilustram os atributos e a versatilidade, como se segue:

  • Domésticas –  talheres, pias, panelas, tambores de máquina de lavar roupa, forros de forno de micro-ondas e lâminas de barbear.
  • Engenharia Arquitetônica/ Civil – revestimento, corrimãos, acessórios para portas e janelas, mobiliário urbano, seções estruturais, barra de reforço, colunas de iluminação e suportes de alvenaria
  • Transporte – sistemas de exaustão, guarnições / grades de carros, caminhões-tanque, contêineres de navios, tanque químicos e veículos de lixo.
  • Químico/Farmacêutico – vasos de pressão, tubulação de processo.
  • Petróleo e Gás –  estruturas em plataformas, bandejas de cabos, oleodutos submarinos.
  • Médico – Instrumentos cirúrgicos, implantes cirúrgicos, scanners de ressonância magnética.
  • Alimentos e Bebidas – Equipamento de catering, fabricação de cerveja, destilação, processamento de alimentos.
  • Água – Tratamento de água e esgoto, tubulação de água, tanques de água quente.
  • Geral – molas, fixadores (parafusos, porcas e arruelas), arame.