Atenção

Fechar

INOX NO MUNDO

Prêmio Novas Aplicações 2020 - ISSF

O ISSF – International Stainless Steel Forum premia anualmente seus associados na categoria “Melhores Novas Aplicações para o Aço Inoxidável”. O objetivo é recompensar a excelência nas realizações de empresas individuais, aumentar o desenvolvimento do mercado e aumentar o conjunto de novas ideias criativas. Saiba mais em: www.worldstainless.org/applications/new-applications/

Aplicação:

Viga de aço inoxidável duplex para a ponte Giboshi-bashi do Castelo Tottori (Japão)

Vantagens de utilizar o aço inoxidável

  • Resistência à corrosão (livre de manutenção)
  • Alta resistência mecânica (menor peso, formas esbeltas)

Descrição do produto

A ponte Giboshi-bashi, um bem cultural fundado no período Edo em 1621, é uma ponte de madeira instalada sobre o fosso externo do Castelo Tottori-jo, na entrada principal. O primeiro "método de construção de ponte dupla híbrida" do mundo foi adotado para restaurar a ponte, a fim de preservar os restos dos pilares no fundo do fosso. Uma viga foi construída nos pilares originais sob a água e a ponte de madeira foi colocada sobre ela. As características do aço inoxidável duplex  desempenham um papel importante na realização deste novo método.

Como um material que possui durabilidade e resistência suficientes para tornar este método de construção possível, o aço inoxidável duplex foi utilizado em toda a obra, desde a parte estrutural até porcas e parafusos. O aço inoxidável duplex tem contribuído tanto para o adelgaçamento das vigas subaquáticas quanto para as contramedidas contra a corrosão dos pilares das pontes, proporcionando maior vida útil e redução dos custos do ciclo de vida.

A tecnologia de vigas de aço inoxidável pode ser amplamente aplicada em trabalhos de manutenção de estruturas subterrâneas, e planos concretos estão em andamento para outras obras de restauração. Espera-se que este projeto de restauração desencadeie mais progresso no campo da infraestrutura, como pontes, onde o uso de aço inoxidável deverá progredir no futuro.

O desenvolvimento da tecnologia de aço inoxidável duplex para a ponte Giboshi-bashi foi vencedor do Oitavo Monodzukuri Nippon Grand Awards em 2020. O Monodzukuri Nippon Grand Award é um programa para reconhecer contribuições excepcionais, das várias gerações envolvidas com monodzukuri (manufatura). O prêmio é organizado pelos Ministérios do Japão a cada dois anos desde 2005 e ocorreu pela oitava vez neste ano.
 

Artigo original completo em inglês em: www.worldstainless.org/applications/new-applications/

Ponte Giboshi-bashi no Castelo Tottori - Japão

Ponte Giboshi-bashi no Castelo Tottori - Japão

Voltar para a lista