Atenção

Fechar

PUBLICAÇÕES ABINOX

Informativos Inox

A hegemonia do inox nos alimentos

Informativo nº 40 | Janeiro de 2019

A hegemonia do inox nos alimentos

» O inox entre o lazer e a comida

Principal matéria-prima utilizada nos ambientes profissionais de produção de alimentos, o aço inoxidável seduz os empreendedores pelas qualidades do material: durabilidade, resistência à corrosão, à proliferação de bactérias, fácil limpeza e, em especial, por resistir às solicitações de temperaturas quente ou fria. Os projetistas que trabalham na área de restaurantes, bares, hotéis e food services constataram que a indústria de equipamentos evoluiu, bem como os projetos ganharam destreza promovendo ainda mais as qualidades visuais do inox. Seu aspecto de modernidade, convida os clientes a entrar nos estabelecimentos e passa confiança e segurança. Nesses ambientes de produção e serviço de comida, o inox facilita o cumprimento da legislação sanitária pois não libera nenhum resíduo quando em contato com os alimentos, o que favorece a saudabilidade e a manutenção dos sabores.
 

» Cafeteria

Nas últimas décadas, a cafeteria satisfaz um público que busca um ambiente descontraído. Expositores de doces e bolos, bancadas ou quiosques com superfícies de inox agem como sérios combatentes à proliferação de bactérias e ao acúmulo de resíduos. A baixa rugosidade superficial do inox eleva ao máximo a higiene e a resistência à corrosão e confere durabilidade. Mas a grande estrela – a máquina de café espresso – não passa desapercebida quando envolta num revestimento de aço inoxidável.

Inox aplicado: cafeteiras, 304 e 430; expositor de doces e bolos, 304; bancadas, 304

» Restaurante

No ambiente de um restaurante, o inox está presente em bancadas, em cubas para pratos quentes e saladas e até em canudos para bebidas. Mas os talheres definem a qualidade do serviço. Podem ser peças com design liso ou com detalhes, de fácil conservação, passíveis de serem colocadas na máquina de lavar louça. As facas de aço inox possuem características que resultam em resistência à corrosão e à durabilidade no fio de corte, incapazes de riscar os pratos de porcelana.

Inox aplicado: talheres, facas; balcões, 304; mesa de selfservice, 304 e 430; canudos ecológicos, 304

» Fast Food

Na hora de fazer o pedido numa loja de fast food dá para perceber o ambiente da área de produção atrás dos boards com menus e da área de atendimento: inox para tudo quanto é lado. Inox nas câmaras frias geladas e resfriadas, nos tanques de óleo para fritar batatas, nas estufas, nas máquinas de sucos e xaropes para refrigerantes, nos equipamentos de massas para produção de sorvetes e shakes, tudo conectado por dutos de aço inoxidável. Motivos para tanto inox: resistência à corrosão e higiene.

Inox aplicado: 439, 430, 304

» Food Truck

Com estruturas e bancadas revestidas com aço inox, as vans de cozinha ambulante ostentam menos peso e podem mudar de posição. Para quem trabalha nesse ramo, o que mais importa é a facilidade de limpeza. Os food parkings (estacionamentos de food trucks) oferecem comida gourmet para legiões de adeptos e mobilizam a indústria a fornecer produtos, como a prateleira para carros de comida. Como o inox não reage aos compostos e aditivos presentes nos alimentos e bebidas, dá para dizer que o material protege o sabor pois dificulta a adesão de bactérias.

Inox aplicado: bancadas e estruturas, 430 e 304; lixeiras, 430; bandejas, 304

» Lanchonete

A ação gira em torno da chapa, nas lanchonetes. Queijo quente, presunto quente, embutidos, ovo frito e outros “chapeados” e até legumes saem a toda hora da chapa de inox. Fritadeiras e fornos apelam para a melhor qualidade dos austeníticos. Bancadas, mesas e banquetas de inox criam a atmosfera de higiene ou de lazer elegante que está na memória dos amantes da comida rápida com sabor.

Inox aplicado: 304, polido e brilhante

Apoio: 

Edição e redação: Ateliê de Textos
Jornalista responsável: Alzira Hisgail (Mtb 12326)
Redação: Renato Schroeder
Edit. eletrônica: Vinicius G. Rocha (Act Design Gráfico)


Volta parar lista