Atenção

Fechar

BLOG ABINOX

Novas aplicações em aços inoxidáveis em todo o mundo

Publicado dia 25/04/2022 12:09

Atualizado dia 25/04/2022 13:33

O aço inoxidável é reconhecido mundialmente não somente pela sua resistência à corrosão, mas também pelas suas propriedades físicas e mecânicas, o que permite que seja utilizado nos mais diversos segmentos de mercado.
Conheça a seguir as mais recentes aplicações  do aço inoxidável em diferentes partes do mundo, como compilado pelo International Stainless Steel Forum (ISSF) no ano 2020.

África do Sul

Este fogão foi i projetado para reduzir queimaduras e economizar tempo e energia das mulheres coletando lenha, além de reduzir as emissões de monóxido de carbono em casa. É muito eficiente na queima de madeira e foi projetado para se adaptar a diferentes combustíveis quando necessário. É feito de aço inoxidável ferrítico  tipo 430, o que lhe confere uma longa vida útil. Pode ferver 5 litros de água em 15 minutos usando 250g de lenha.

Austrália

As centrais eléctricas são utilizadas em várias indústrias, desde petróleo e gás, e também em edifícios comerciais.  Vários materiais são utilizados para a sua fabricação, como alumínio e aço galvanizado, no entanto, o aço inoxidável oferece uma melhor solução devido à sua durabilidade, resistência à corrosão e estética. Foi utilizado o aço inoxidável austenítico  tipo 316 com acabamento escovado no. 4 para a fabricação deste painel elétrico.

Bélgica

Usar aço inoxidável para fazer um quadro de bicicleta pode parecer uma contradição, devido ao peso considerável do material em comparação com outros como alumínio, titânio ou ligas de fibra de carbono.  No entanto, o peso total é completamente competitivo. O processo envolve a perfuração a laser do tubo de aço inoxidável, que gera um padrão de espaços "cheios" e "vazios" que proporcionam rigidez e robustez adequadas. Mas não só isso, o designer queria que esta bicicleta de edição limitada fosse construída sob medida para o cliente. O aço inoxidável utilizado é o austenítico  tipo 304.

Brasil

Lançada a primeira betoneira de aço inoxidável fabricada com aço inoxidável  tipo 410D com acabamento nº 1. O concreto é um material altamente abrasivo e em ambientes úmidos o desgaste torna-se maior devido à corrosão.
Os misturadores de concreto têm uma vida útil curta por esse motivo. Para esta aplicação, o inox 410D permite ter uma parede mais fina aumentando sua capacidade, além de proporcionar maior vida útil devido a sua alta resistência à corrosão.

Finlândia

Recipiente de transporte. A empresa finlandesa de transportes utilizou o aço inoxidável  tipo 316  para fabricar as paredes e o piso desses contêineres de carga devido à sua demanda por alta resistência à corrosão.

Inglaterra

Foram fabricados 200 novos vagões feitos de aço inoxidável ferrítico  tipo  410D (3Cr12). Os vagões possuem estrutura principal em aço inoxidável, escolhido principalmente por sua alta resistência à corrosão, o que contribui para a redução dos custos de manutenção.

Japão

Edifício GINZA SIX projetado por um  renomado escritório de arquitetura como parte de um projeto de reconstrução de dois quarteirões na área exclusiva de Ginza, em Tóquio. Este edifício tem 13 pisos visíveis e 6 pisos subterrâneos.  O aço inoxidável ferrítico  SUS 445J  ( 22% de cromo e 1,5% molibdênio) com acabamento polido “hairline” se destaca em sua fachada. Este edifício destaca-se como o novo símbolo do distrito de Ginza, uma área comercial muito elegante e moderna.

Suécia

Ponte pedestre e  de ciclovia em Sölvesborg, construída com dois tipos de aço inoxidável duplex tipo 2404 para as laterais e tipo 2205 para as peças de apoio. Seu design inclui vidro transparente inquebrável de 10 mm de espessura integrado nos corrimãos em ambos os lados. O acabamento em aço inoxidável é 1D (acabamento de fábrica –N0.1). A ponte está localizada em um ambiente marinho, mas foi projetada de forma que outra ponte como esta possa ser instalada em qualquer ambiente: industrial, rural ou urbano.

Existem muitos mais exemplos, se você estiver interessado em vê-los, convidamos você a clicar no seguinte link: https://www.worldstainless.org/files/issf/non-image-files/PDF/ISSF_Book_of_New_Applications_2020.pdf

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.