Atenção

Fechar

BLOG ABINOX

Cozinhas industriais em 304, 430 ou série 200? Qual inox utilizar?

Publicado dia 19/08/2021 23:16

Atualizado dia 23/08/2021 15:52

É considerada uma cozinha industrial toda aquela que utiliza recursos profissionais para a produção de alimentos. Existe uma série de boas práticas de higiene que devem ser observadas no processo de alimentação, a fim de evitar a contaminação e garantir a salubridade do ambiente e dos alimentos que são manipulados e servidos ao consumidor final. Portando, ao se montar uma cozinha industrial, deve-se ter cuidado com todos os itens que dela irão fazer parte, pois terão que ser resistentes e de fácil limpeza. E o material que alia essas duas qualidades é, sem dúvida alguma, o aço inoxidável.

Mas porque usar aço inoxidável? Porque é o material ideal para manter os alimentos limpos, higiênicos, frescos e bem apresentados. O aço inox possui elevada resistência a corrosão, resistência a impactos e choques térmicos, não pega cheiro, não mancha e não cria ranhuras que podem acumular sujeira e micro-organismos. Veja onde o inox é mais utilizado:

Pias e Bancadas: onde os alimentos são preparados e processados. Portanto, devem estar sempre absolutamente higienizadas e preparadas para suportar substâncias corrosivas dos alimentos.

Móveis em geral: mesas, bancos, armários e carrinhos normalmente têm pouco contato com os alimentos, mas ainda assim devem manter padrões rígidos de limpeza, uma vez que podem entrar ser contaminados com substâncias corrosivas que respingam dos produtos utilizados.

Eletrodomésticos, maquinários e equipamentos industriais: são muito manuseados e utilizados, devem ser de fácil limpeza e resistentes não só à corrosão, mas também aos impactos causados pelo manuseio.

Coifas e exaustores: são equipamentos essenciais em cozinhas profissionais, pois o sistema de ventilação deve extrair gordura e fumos. Os filtros para extração de fumos devem ser fabricados em aço inoxidável, uma vez que os seus depósitos ao longo do tempo tornam-se um ponto crítico de higiene e, provavelmente, segurança.

Mas e aí, você sabe qual é o melhor aço inox para cada item deste projeto?
 
Aços inoxidáveis mais indicados para cozinhas industriais
 
Os aços inoxidáveis para pias e bancadas, móveis, eletrodomésticos, coifas e demais maquinários de uma cozinha industrial devem ser cuidadosamente escolhidos em função do ambiente em que forem utilizados.  Veja abaixo as recomendações:
  • Uso em ambiente rural: podem ser utilizados os aços ferríticos 430, 430DDQ e 439.
  • Uso em ambientes urbano e litorâneo: sempre devem ser escolhidos os aços inox austeníticos 304 e 304L, ambos com elevado teor de cromo e níquel.
E os aços inoxidáveis austeníticos da série 200? Podem ser utilizados em cozinhas industriais?

Os aços inoxidáveis “série 200” têm, como característica, baixos teores de níquel e cromo, não sendo indicados para aplicações que requerem elevada resistência à corrosão. Conheça alguns aços dessa série.
 
1) Aços série 200 com teor de cromo de 13% a 14% e níquel de 1%:
  • São produzidos principalmente na China e Índia, sendo comercializados sob diversos nomes alternativos como J1, J2, J3, J4 e J5;
  • Não possuem nenhuma referência internacional, como normas ou regulamentações técnicas;
  • Não são aceitos pelo regulamento técnico do MERCOSUL / ANVISA para contatos com alimentos; principalmente porque muitos deles contêm um teor de Cobre acima do permitido;
  • São suscetíveis a manchas e corrosão quando em contato com substâncias ácidas, podendo gerar contaminação e insegurança alimentar. Devem, portanto, ser evitados.
2) Aços201 e 202 com teor de cromo de 17% e níquel de 4%: possuem normatização internacional e são aceitos pelo regulamento técnico do MERCOSUL / ANVISA para aplicações em contato com alimentos. A recomendação é que o usuário faça manutenção constante e recorrente, para evitar que alimentos ácidos e outras substâncias permaneçam em contato com esses aços por longo tempo, provocando manchas e corrosão.
 
Cuidado: fique atento ao utilizar equipamentos metálicos que entram em contato com alimentos. Certifique-se de que está adquirindo um tipo de aço inox aceito pelo regulamento técnico do MERCOSUL / ANVISA, para evitar problemas futuros como corrosão e contaminação.  
 
Dúvidas? Entre em contato com a Abinox pelo email: abinox@abinox.org.br

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.