Atenção

Fechar

BLOG ABINOX

Museu do Futuro em Dubai, envolto em poesia com aço inoxidável

Publicado dia 08/02/2021 14:23

Atualizado dia 08/02/2021 14:26

Um dos projetos mais desafiadores e exclusivos do mundo, o Museu do Futuro de Dubai, é um verdadeiro experimento arquitetônico.

Localizado próximo às torres Emirates em Dubai, o museu tem um formato oval similar a de um olho e é uma das obras mais marcantes da engenharia civil moderna.

Medindo 78 m de altura, o museu possui um design elíptico futurista, coberto de caligrafia árabe. O projeto criado pelo arquiteto Shaun Killa apresenta um vazio no centro do edifício, significando tudo o que ainda é desconhecido: o futuro. E o brilho do aço inoxidável se destaca.

A estrutura é composta por 2.400 vigas de aço que se cruzam diagonalmente. Essa moldura suporta os painéis de plástico e fibra de vidro revestidos de aço inoxidável "que compõem a fachada prateada perfeita".

Milhares de triângulos de aço inoxidável foram produzidos por impressoras 3D e cortados para formar as frases da poesia. Os travessões em curva têm a função de serem as janelas do museu e se iluminarão ao entardecer com iluminação LED.

Além de ter sido projetado como um museu, o prédio será também um centro de pesquisas científica e tecnológica, com destaque para áreas como mudança climática, sustentabilidade, avanços médicos e os desafios e tecnologias que moldam o futuro.

O Museu do Futuro está em sua fase final de construção e sua inauguração deve coincidir com a celebração da Feira Mundial de Dubai em outubro de 2021. Os fundadores do museu esperam atrair mais de 1 milhão de visitantes por ano.

Referencias Bibliográficas: