Atenção

Fechar

BLOG ABINOX

Fogões de Inox: bonitos, resistentes, duráveis e fáceis de limpar

Publicado dia 26/10/2020 15:05

Atualizado dia 26/10/2020 16:32

Pesquisas feitas com consumidores para o lançamento de linhas de cozinha no mercado, mostram  que o inox passa um ar de modernidade aos ambientes. E quem não quer ter uma cozinha de “novela”, não é mesmo?

Fogões de aço inox são bonitos, resistentes, duráveis e acima de tudo, fáceis de limpar. Comparados com os fogões pintados ou revestidos, os de inox não correm o risco de amarelar com o tempo, permanecendo por muitos anos sem perder a aparência de novo.  

Mas se você prefere um cooktop, os de inox são mais duráveis e têm menos riscos de sofrer arranhões.  É, com certeza, uma opção robusta que atende muito bem quem cozinha com bastante frequência. As opções a gás, por exemplo, podem apresentar a mesa estampada em baixo relevo, com o local certo para cada queimador, o que facilita ainda mais a limpeza caso ocorra o derramamento de líquidos na sua superfície.

 Mas, cuidado porque existem eletrodomésticos comercializados com a denominação “Cor Inox”, que são fabricados com aço comum revestido na cor do aço inox. São imitações. Se esse eletrodoméstico “Cor Inox” sofrer alguma avaria, como um arranhão, por exemplo, o aço comum ficará exposto e um processo de corrosão se iniciará (ferrugem). Fique atento!

Limpando seu fogão de inox

Alguns cuidados específicos são necessários para que a  limpeza do fogão de inox não comprometa sua superfície com arranhões, manchas ou amarelamento. Apesar do inox ser um material muito resistente, alguns produtos abrasivos podem danificar sua estrutura. Assim, é importante saber como realizar uma limpeza de forma correta. Veja a seguir:

  • Retire todos os resíduos de sujeira e gordura, começando por retirar as peças móveis, grelhas e bicos.
  • Coloque os bicos de molho em uma solução de água com vinagre.
  • Borrife detergente ou mistura desengordurante na superfície de inox e deixe agir por alguns minutos. Depois, com um pano ou uma esponja úmida, remova os resíduos. Enxágue o pano e passe novamente na superfície, para retirar todos os resquícios de sujeira e o detergente.
  • Nunca use palha de aço ou esponjas abrasivas, para evitar riscos. Também não use produtos ácidos ou abrasivos.
  • Seque a superfície do fogão com um pano seco ou papel toalha.
  • Esfregue os bicos do fogão, enxágue e seque. Depois, recoloque-os no lugar e também as grades.
  • Se o aço inox estiver manchado, use uma mistura de água quente com duas colheres de suco de limão ou vinagre branco. Deixe agir por 15 minutos, esfregue com uma esponja macia, enxágue e seque.
  • Com essas dicas, sua cozinha estará sempre limpinha e seu fogão de inox ficará brilhando.