Atenção

Fechar

NOTÍCIAS

Qual a diferença entre aço inox 304 e 430?

15/01/2020 | Blog da Dallas Equipamentos

Você precisa comprar equipamentos para sua empresa, mas não sabe a diferença entre o aço inox 304 e 430? Está com dúvida de qual opção escolher? Afinal de contas você busca maior qualidade, por isso é normal que você se sinta indeciso.

Esse artigo vai abordar o aço inox 304 e 430, explicando as diferenças entre os dois. Para você ir mais a fundo nesse assunto, leve a leitura desse conteúdo mais adiante. Ao final desse post, você vai saber identificar a melhor opção de inox para sua necessidade.

Aço inox 304 e 430 têm a mesma qualidade?

Se você está à procura de equipamentos em aço inox e encontrou opções em 304 e 430, certamente se perguntou qual a diferença entre eles. Talvez sua dúvida principal é saber se tanto faz comprar qual quer um dos materiais.

A resposta é que aço inox não é tudo igual. Cada um possui atributos específicos que interferem na durabilidade do equipamento. Entretanto, o grande benefício desse material é a capacidade de resistir as mais diversas situações. Em outras palavras, todo inox é resistente, mas o nível dessa resistência varia conforme a composição química.

Afinal, qual a diferença entre o aço inox 304 e 430?

Como foi dito, isso você descobre examinando as propriedades de cada material, principalmente o teor de cromo. É esse elemento que combate  a corrosão no equipamento. O que você precisa saber é que, quanto maior o porcentual de cromo, maior a resistência.

Para tirar suas dúvidas de uma vez por todas, a seguir vamos explicar mais a fundo a diferença entre o aço inox 304 e 430. Você vai conhecer as características individuais de cada um. Dessa maneira, você vai saber identificar a solução mais adequada para sua necessidade.

Quais as características do aço inox 304?

O aço inox 304 pertence à família dos austeníticos. Possui de 17% a 25% de cromo e de 7% a 20% de niquídio em sua estrutura química. Quanto maior a redução no teor de carbono e a presença de molibdênio, maior sua resistência à corrosão. Quanto aos seus benefícios, você descobre a seguir:

  • Geralmente não é magnético. Entretanto, em certos casos, pode apresentar pequeno teor de ferrita, gerando um leve magnetismo;
  • Aço bastante popular. Muito utilizado na fabricação de equipamentos para cozinha, devido sua alta resistência ao calor. Uma ótima opção para padarias e restaurantes;
  • Baixo teor de ferro, fator que confere mais qualidade ao equipamento;
  • Elevada resistência a corrosão, água e calor;
  • Durabilidade superior a família dos ferríticos, categoria de inox pertencente ao 430;
  • Baixa deformação quando é exposto ao calor ou variações bruscas de temperatura.

Quais os atributos do inox 430?
O inox 430 pertence à família do ferríticos. Possui de 11% a 17% de cromo em sua composição. Além disso, contém outros elementos, como silício, nióbio e baixo teor de carbono. Quanto aos seus benefícios, você confere a seguir:

  • Magnéticos (são atraídos por ímãs);
  • Boa resistência à corrosão;
  • Suporta menos as situações mais agressivas;
  • Pode ser soldado, desde que seja aplicado com certos cuidados;
  • Custo de aquisição mais econômico;
  • Menos resistente em relação ao inox 304.

Aço inox 304 e 430: descubra a melhor opção para você!

O inox é um ótimo material para ser utilizado em padarias e restaurantes, pois possui uma fácil limpeza, tornando mais rápida a higienização. Sem contar sua capacidade de resistir a mudança de temperatura e de permanecer sem deformidades (é claro que isso vai depender do material).

Se você precisa comprar armário para crescimento de pães ou um fogão industrial para seu estabelecimento, é comum que fique indeciso entre o aço inox 304 e 430. É importante sempre consultar um profissional especializado nesse assunto. 

Veja a matéria no Blog da Dallas Equipamentos.

Voltar para a lista