Atenção

Fechar

NOTÍCIAS

O uso do tanque de aço inox na fabricação de sucos e vinhos

14/05/2019 | W.F.A. Máquinas & Equipamentos

Tanque de aço inox auxilia na produção e armazenamento de diversas bebidas

A indústria alimentícia e de bebidas está crescendo cada dia mais. Para que as empresas possam melhorar o seu processo de fabricação e aumentar as demandas dos seus produtos, é recomendado que elas invistam em máquinas industriais usadas.

Uma das máquinas industriais usadas mais requisitadas pelas indústrias alimentícias é o tanque de aço inox. Moderno, esse maquinário auxilia com eficiência na fabricação e armazenamento de diferentes tipos de bebidas, como, por exemplo, os sucos. Abaixo, iremos explicar como funciona todo o processo de produção dessas bebidas, desde a colheita das frutas até o consumo final:

Colheita de frutas: O processo de produção se inicia na colheita das frutas. Essas frutas serão armazenadas, para manter e conservar o seu aroma, frescor, coloração e qualidades nutritivas.

Cuidados com a colheita: É de extrema importância se atentar às frutas que serão recolhidas. Observe se ela não está podre ou não possui nenhum machucado que possam vir a provocar alterações no sabor do suco.

Classificação dos sucos: Todo suco que é produzido e armazenado em tanques de aço inox são classificados de acordo com a característica de cada tipo de fruta coletada. Essa classificação atender à alguns requisitos como:

- Suco natural: mantém as características de cada fruta, devendo ser conservadas no tanque de aço inox através de tratamentos físicos;

- Suco conservado: todos os aditivos químicos aplicados durante o processo de fabricação do suco garantem doses exatas desses elementos;

- Suco concentrado: todo suco concentrado deve ser parcialmente desidratado no tanque de aço inox;

- Suco concentrado e conservado: esse tipo de suco reúne as características de cada tipo de suco;

- Suco reconstituído: o suco reconstituído é obtido pela reidratação do suco liofilizado;

- Suco liofilizado: esse suco deve ser oferecido de forma sólida, então geralmente é produzido a partir da total desidratação do suco natural ou do concentrado.

- Suco de uva ou vinho: no caso das uvas, existem dois tipos de processos básicos de fabricação. Um deles, que é conhecido como Flanzy, trata-se do método de desengace e esmagamento das uvas, que segue um processo de abafamento com dióxido de enxofre. Em seguida, o suco é armazenado no tanque de aço inox até que seja dessulfitado e agarrafado, estando pronto para comercialização.

Confira essa notícia no site da W.F.A. Máquinas & Equipamentos.

Volta para lista