Atenção

Fechar

NOTÍCIAS

Materiais que podem substituir o plástico e ajudar no consumo sustentável

04/02/2019 | Dino

Materiais que podem substituir o plástico e ajudar no consumo sustentável

Segundo o perfil de 2017 feito pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) o setor de plástico no Brasil produziu 6,1 milhões de toneladas e teve o faturamento de 68,8 bilhões de reais.

O plástico é um material barato e leve, características que fazem dele a matéria mais procurada pela indústria de produtos descartáveis, sendo comum na rotina do brasileiro.

Mas o consumo do plástico causa grandes danos ao meio ambiente, em grande parte pelo descarte impróprio. Uma pesquisa feita pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP), em parceria com o Instituto Socioambiental dos Plásticos (Plastivida) mostra que 95% do lixo encontrado em praias brasileiras são itens de plástico dos mais variados objetos como canudos, copos, embalagens e redes de pesca usadas por moradores e trabalhadores locais. 

Embalagens plásticas e outros tipos de lixo produzidos pelo homem estão afetando a natureza e a vida animal, o descarte impróprio do lixo é uma preocupação coletiva da atualidade, um dos vídeos virais que rodou a internet mostra pesquisadores da Costa Rica tirando um canudo de plástico do nariz de uma tartaruga.

O caso da tartaruga não é isolado, uma pesquisa feita pelo Greenpeace, mostra que o descarte incorreto de canudos de plástico gera um total de 8 milhões de toneladas de lixo que param no mar, causando a morte de 1 milhão de aves marinhas e 100 mil animais marinhos todos os anos. 

Para mudar a situação estão surgindo movimentos que aconselham a revisão de simples comportamentos, como a substituição do plástico por produtos reutilizáveis. Um dos materiais mais indicados para diferentes situações é o aço inox.

Produtos plásticos que podem ser substituir por inox

O inox é um material resistente, durável e fácil de limpar, sua superfície lisa não permite a acumulação de sujeira ou bactérias. Certos objetos descartáveis de plástico podem ser substituídos por objetos de inox.

Copos e garrafas plásticas

Os produtos plástico mais consumidos pelos brasileiros também contém a menor vida útil sendo descartados segundos após o uso, os copos e as garrafas são comuns em estabelecimentos comerciais. A melhor opção para diminuir o lixo descartável é o uso de copos de inox, muitos deles vêm com tampas e podem ser carregados dentro de bolsas e mochilas, podendo ser lavados e reutilizados. Sua vida útil é maior do que a do plástico e caso seja necessário descartá-lo não há problema, pois o inox é um material que pode ser reciclado.

As garrafas de inox podem ser utilizadas para manter bebidas em sua temperatura ideal, seja uma quente ou fria. Sendo o material mais indicado para armazenar bebidas.

Canudos de plástico

Os canudos de plástico trazem muitos problemas ao meio ambiente, principalmente aos animais marinhos. Em algumas cidades do Brasil está em vigor uma lei que proíbe a comercialização e distribuição de canudos de plástico, o projeto é uma forma de tentar diminuir o consumo e o impacto que esse material traz a natureza.

Está crescendo o número de pessoas que adere a utilização de canudos de inox e esse movimento popular quer mostrar os benefícios de comprar canudos reutilizáveis. Os canudos de inox são os mais fáceis de limpar e podem ser utilizados para o consumo de qualquer bebida, a composição química do inox não permite que ele solte resíduos ou retenha resíduos de produtos de limpeza ou sabão.

Recipientes e embalagens de comida

Recipientes de plástico são utilizados por muitos brasileiros para armazenar comidas e bebidas. Uma forma de diminuir o consumo de plástico é evitar utilizar embalagens ou potes de plástico ao comprar ou guardar alimentos.

O inox é o mais recomendado e utilizado em utensílios do setor alimentício por ser um material que não permite o acúmulo de bactérias e resíduos de comida. Sua superfície facilita a limpeza, sem deixar manchas ou odor. O aço inox não pode ser usado no micro-ondas para esquentar alimentos, mas sua composição química faz com que esse aço mantenha a temperatura interna de comidas e bebidas, quentes ou frias. O vidro também é uma opção viável e ao contrário do inox ele pode ser levado ao micro-ondas.

Nos supermercados uma opção sustentável para substituir as sacolinhas de plástico são as ecobags. Sacolas reutilizáveis que podem ser lavadas quando necessário, as mais comuns são as de pano, algodão e lona.

O consumo irresponsável e o descarte impróprio do plástico causam reações que degradam a natureza, as consequências estão aparecendo e essas atitudes estão sendo repensadas, ao mesmo tempo que cresce a busca por materiais recicláveis ou que possam ser reutilizados para substituir o plástico e diminuir os danos que ele traz ao meio ambiente e ao animais.

Confira essa notícia no site EXAME.com.

Volta para lista