Atenção

Fechar

NOTÍCIAS

Em cerimônia emocionante, Píer Tony Villela é entregue em Guarujá

01/06/2021

A entrega oficial do píer em memória ao surfista Tony Villela foi marcada pela emoção. Durante a cerimônia, realizada na manhã desta sexta-feira (28), o prefeito de Guarujá, Válter Suman, junto aos familiares do atleta, conheceram a escultura criada em alusão a ele, que incrementará a nova estrutura. O mais novo equipamento turístico fica na Praia de Pitangueiras, em um ponto conhecido como "Canto do Maluf".

A escultura, principal atração do equipamento, é de aço inox e tem o recorte de um registro famoso de Tony em cima da prancha com o braço esquerdo em direção ao céu. Da base ao topo, possui cerca de dois metros de altura.

Na ocasião, o chefe do executivo entregou flores à mãe de Tony, Marisa Villela, e, em seguida, uma miniatura da escultura à filha, Jennyfer Villela.  Outras autoridades públicas do Município como representantes da Câmara de Vereadores e das secretarias de Turismo, Esporte e Infraestrutura e Obras também prestaram suas homenagens.

"Presenciei diversos tipos de dor enquanto médico de UTI. Mas nenhuma delas supera a de noticiar a partida de um filho. O ato heróico de Tony foi amplamente repercutido na época, mas não havia nada mais justo a se fazer do que recuperarmos esse ponto que estava abandonado e torná-lo um espaço em sua memória", declarou o prefeito Válter Suman.

Gisele Dutra, irmã do surfista, agradeceu a iniciativa da Administração Municipal em nome da família. "É sempre muito difícil voltar aqui. Mas esse feito torna o lugar um símbolo indestrutível da paixão que meu irmão sempre teve pela praia e a Cidade. Que o amor e a solidariedade da essência do Tony contagie todos os visitantes", concluiu.

O local foi revitalizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Turismo (Setur) e um empresário local, que arcou com toda a mão de obra e material utilizados para a concretização da nova estrutura. Um deck com guarda corpo em madeira, somado à extensão de um piso em cimento queimado deram nova vida ao lugar.

Homenagem

Muito conhecido em Guarujá pela devoção ao mar e à prancha, Tony Andreo Villela, aos 32 anos de idade, não hesitou em arriscar a própria vida para trazer à faixa de areia quatro surfistas que se afogavam no canto esquerdo da Praia de Pitangueiras, próximo ao píer – único ponto de sua extensão em que as águas são mais agitadas.

Tony salvou a vida dos jovens, mas infelizmente acabou falecendo, tornando o dia 14 de setembro de 2008 ainda mais cinzento, uma vez que durante a manhã do ocorrido, a chuva banhava a Cidade. Seu ato heroico foi reconhecido e repercutiu em todo o Brasil.

Leia a matéria na íntegra.

Voltar para a lista

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.