Atenção

Fechar

NOTÍCIAS

Confira mais sobre o tubo de inox

22/07/2019 | Maestro

O ambiente industrial possui muitas vertentes, por isso, todas eles necessitam de materiais e todos os outros tipos de serviços, necessidade e maquinários para que possam funcionar corretamente – como por exemplo, o tubo de inox.

Um dos elementos que é procurado e necessitado é o aço inox. Ele é uma liga de ferro que possui uma mistura poderosa de crômio, níquel e molibdênio e outros, além de ser um dos produtos mais fortes em aço que existe.

Ele foi feito para que máquinas, esquadrias, estruturas e todos os outros tipos e locais em que ele é usado, não sofressem com a degradação do ferro. Então, essa mistura de elementos químicos o torna quase que indestrutível, muito forte e capaz de aguentar todos os tipos de pressões e adversidades.

Além disso, ainda é muito versátil e se compõem em muitos tipos de maquinários e ambientes, podendo ser moldado, fazendo com que possa se encaixar em todos os locais.

Para que você saiba mais sobre onde esse tipo de material é aplicado e quais são seus principais tipos, formatos e modelos, acompanhe este texto, pois iremos falar mais sobre ele e seu trabalho.

Tubos

Primeiramente, iremos falar sobre o tubo de inox, que é um dos mais usados, ou seja, um dos formatos mais requisitados quando falamos nesse elemento. Isso porque, ele por si só possui variadas funções e finalidades.

Seja em casas residenciais ou em empresas, temos eles em maioria, e muitas vezes nem sabemos ou lembrados disso. Esses tubos ajudam no processo de controle de passagem de águas e outros fluídos.

É claro que há uma enorme diferença de tamanhos entre eles, pois em ambientes residenciais, eles não menores do que nas indústrias, que necessitam de muitos mais, além de tamanho triplicados para que seja possível o descarte correto de todos os elementos.

O tubo inox possui algumas vantagens, que são:

Durabilidade;
É anticorrosivo;
Aguenta pressões;
Possui um corpo que dificilmente degradará;
Necessita de pouca manutenção.
Além disso, há muitos tipos e modelos, como os com ou sem costura, de padrão sanitário, mecânicos, capilares e muitos outros. Lembrando que cada um possui sua necessidade, porém a maioria ajuda na condução de todos os tipos de sólidos, líquidos e gases.

Enfim, como são materiais totalmente confiáveis e fortes, é necessário sempre saber o local onde está comprando ele, seja para repor ou construir tubulações, pois eles devem estar com selo de garantia e devem ter passados por testes, para que a estrutura futura não seja prejudicada.

Chapas

Além do tubo, ainda é possível encontrar chapa de inox, que é o mesmo tipo de material, com todas as propriedades, porém mantém outras funções e, claro, outro formato também, maior em largura, menor em grossura e chapado.

Ela pode ser aplicada em meios ambientes que estão lidando com produtos tóxicos e corrosivos, assim como locais que possuem oxidação, abrasão e todos os outros tipos de problemas possíveis.

Assim como outros tipos de tubos, ela possui uma ramificação sem seu formato, que é a chapa perfurada inox. Essa placa é toda perfurada de forma milimétrica e ajuda a proteger e otimizar sistemas acústicos e proporciona maior ventilação.

Além disso, ainda está presente em processos industriais para que seja possível ajudar no funcionamento de máquinas e obter um maior aproveitamento. Ela ajuda também na separação de grãos, areias e dentre outros. Ou seja, é uma aliada e tanto.

Barra

A barra de aço inox possui muitos modelos, é muito resistente a corrosão, é capaz de evitar trações, tem bastante resistência em relação a oxidação e ainda suporta fortes impactos e altas temperaturas.

Ela, com sua dureza, pode ser usada em diversos ambientes, como em indústrias farmacêuticas, petroquímicos, usinagem, metalurgia e em residências.

Coifa

Um material totalmente já montado e produzido, diferentemente dos outros que falamos que são basicamente matérias-primas, a coifa de inox é um aparelho usado em cozinhas residenciais e industriais.

Ela ajuda a tirar o mau cheiro na hora de cozinhar e fritar, assim como ventilar o ambiente e ainda puxar toda a gordura para seu corpo, fazendo com que a ventilação do ar no local volte a se tornar limpa.

Enfim, esses são alguns dos tipos de feitos que o aço inox, juntamente com seus tubos, pode fazer e proporcionar para o ambiente industrial e também residencial.

Veja a notícia no site Maestro.

Volta para lista