Atenção

Fechar

NOTÍCIAS

Como limpar corretamente os metais do banheiro

25/06/2020 | Casa e Jardim

Torneiras de latão, cromadas e de aço inox pedem tratamentos diferentes a fim de manter o brilho da peça.

Todos sabem que a higienização do banheiro é imprescindível e deve ser frequente para cultivar um ambiente saudável. Mas é comum que, na correria do dia a dia, você acabe passando batido pela torneira e outros metais. Contudo, isso pode fazer com que esses itens criem manchas, percam o brilho e até mesmo hospedem microorganismos. Listamos algumas dicas para manter a limpeza dos metais em dia. 

1. Não utilize produtos abrasivos ou ásperos

Esponjas, palhas de aço e escovinhas são ótimas aliadas na faxina do banheiro. Mas atenção: “Estes produtos, além dos químicos, podem riscar, manchar e danificar torneiras, bacias, válvulas, misturadores e outros acessórios”, alerta Érica Martins, arquiteta de engenharia de aplicação da Deca.

2. Reconheça o material

As torneiras podem ser de diversos materiais, cada um com suas propriedades específicas. Por isso, para uma limpeza correta, é fundamental que você identifique o tipo de produto que há no seu banheiro. 

3. Latão 

Nas peças em latão, por exemplo, basta realizar a limpeza diária somente com pano úmido e água. "A cada seis meses, recomenda-se a aplicação de cera de polimento do tipo automotiva (não abrasiva), utilizando uma flanela macia", sugere Luiz Bianchi, diretor comercial da Interbagno.

4. Cromadas

"No acabamento CF (cromo fosco), o processo deverá ser feito com um pano macio umedecido com água e sabão neutro. Para uma maior duração da limpeza, é possível aplicar vaselina líquida, retirando após alguns minutos o excesso do produto com uma flanela seca. Para os demais acabamentos como Red Gold, Dourado, Onix, Ouro, preto fosco ou demais opções, a limpeza deve ser feita somente com pano macio úmido com água e detergente neutro", diz Luiz. 

5. Aço Inox

Para as peças em inox, além da higienização diária com água, periodicamente é aconselhável fazer uma limpeza com pano macio na proporção de uma parte de querosene para oito de água, ou então com produto indicado especialmente para limpeza de aço inox. 

6. Aço escovado

"No caso do acabamento aço escovado, apesar das mesmas recomendações do aço inox, a limpeza deve sempre ser feita no sentido da escovação da peça para não danificar sua estética", destaca Luiz.

7. Limpeza diária

Segundo a influenciadora e especialista em limpeza doméstica Isa Santana, do perfil  Simples O Dia a Dia, durante a quarentena, a higienização precisa ser diária e os cuidados, redobrados. “O ideal é que a última pessoa a utilizar a pia limpe-a de maneira geral. Cuba, torneira e base”, afirma. A limpeza pode ser feita com sabão e esponja ou panos umedecidos com álcool, sem a necessidade de enxugar a superfície.

Confira a matéria na íntegra

Voltar para a lista