Atenção

Fechar

NOTÍCIAS

Como limpar a pia corretamente: confira o passo a passo e dicas de misturinhas caseiras

29/09/2021 | FolhaGO

Você costuma limpar a sua pia com aqueles paninhos que compra no supermercado? Se sim, você está pondo a sua saúde e a saúde da sua família em risco! Na sequência, você vai aprender como limpar a pia corretamente com as super dicas que o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou nessa quinta-feira (16/09).

Além disso, veja de que forma é possível utilizar produtos que tem em casa para preparar soluções eficientes e econômicas para limpar a superfície da sua pia de forma satisfatória e adequada.

Como limpar a pia corretamente

Depois de lavar a louça, a atividade seguinte é limpar a pia, ok? Se você não higieniza a superfície após finalizar a lavagem de pratos, panelas, talheres, copos e etc, certamente as pessoas que utilizam a sua cozinha estão mais sujeitas às infecções por micro-organismos.

Isso acontece por uma série de fatores que tornam a pia um lugar muito propício às bactérias, fungos e outros pequeninos danosos à saúde. Entre os principais podemos citar a umidade, o contato constante com sobras de alimentos, proximidade com a lixeira e vários outros.

Tendo isso em vista, só a limpeza com água e sabão após lavar a louça não é suficiente, e muitas vezes, esse processo simples já não é feito.

Assim sendo, você deve higienizar a pia constantemente de forma mais intensa, de preferência no mesmo dia em que for fazer a faxina ou a limpeza da cozinha.

Leia ainda: Como limpar queimador de fogão: veja o passo a passo agora mesmo

Passo a passo


Como limpar a pia corretamente: confira o passo a passo e dicas de misturinhas caseiras – Imagem: Divulgação Freepik

A boa notícia é que as mesmas misturinhas utilizados para limpar o fogão, por exemplo, você pode utilizar também para limpar a pia, caso os dois tenham o mesmo material, geralmente inox.

Dito isso, veja o passo a passo de como limpar a pia corretamente:

  • Retire tudo que estiver em cima da pia, inclusive restos de alimentos, embalagens, vasos e etc;
  • Na superfície, aplique a misturinha escolhida e esfregue com a ajuda de uma esponja;
  • Em seguida, faça o enxágue com água morna;
  • Utilize os rodinhos de pia e retire todo o excesso de água;
  • Por fim, seque com um pano seco.

Se você ainda utiliza o paninho de pia, tente substituí-lo pelo rodinho, pois os panos acumulam bastante bactérias.

Misturinha com detergente e bicarbonato

Misture detergente neutro e bicarbonato de sódio para fazer uma misturinha incrível que servirá para limpar pia, forno, fogão e até micro-ondas.

Você deverá elaborar uma pastinha, e, em seguida, aplicar em toda a pia e esfregar. Tenha cuidado para não secar e não ralar a pia, caso ela seja de inox.

Depois, é só enxaguar com água norma e finalizar secando.

Misturinha com vinagre

O vinagre é um ótimo desengordurante, retira manchas e o cheiro ruim. Você pode utilizá-lo para deixar a pia impecável.

Para isso, portanto, basta usar o vinagre sozinho, misturado com detergente ou suco de limão. Siga as instruções acima para deixar a pia brilhando e bem higienizada.

Leia agora: Descubra como limpar borracha de geladeira: confira método correto agora mesmo

Aprenda agora como deixar PANELAS DE ALUMÍNIO brilhando como novas

O alumínio é o metal mais abundante da terra. Sendo assim, os utensílios feitos dele são mais comuns e com preços acessíveis.

Desse modo, nada melhor do que saber como recuperar o brilho do alumínio. Afinal de contas, devido ao uso constante, suas panelas podem adquirir um aspecto envelhecido e escuro, o que ninguém quer que aconteça.

Leia na íntegra.

Voltar para a lista

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.