Atenção

Fechar

NOTÍCIAS

Como aumentar a durabilidade de um tanque de aço inox

05/11/2020 | Tanque de Aço Inox

Um tanque de aço inox oferece uma ótima maneira de armazenar qualquer tipo de produto, garantindo sua qualidade. A maioria das indústrias que precisa de grandes recipientes de armazenamento recorre ao aço inox para a fabricação de seus tanques.

Isso porque são duráveis e resistentes. Essas são características importantes e muito valorizadas pelos empresários. Mas, para que um tanque dure mais tempo é preciso adotar algumas medidas que vamos explicar neste artigo.

Como aumentar a durabilidade de um tanque de aço inox

Um tanque de aço inox não interfere nas propriedades dos produtos armazenados, garantindo um alto padrão de qualidade. Uma medida fundamental para garantir a durabilidade de um tanque de aço inox é realizar uma limpeza periódica. Dessa forma, o tanque terá mais tempo de vida útil.  

Afinal, ninguém quer perder dinheiro ao fazer um investimento desse porte. Aliás, é muito importante cuidar da limpeza dos tanques para que não haja corrosão. O aço inox é simples de lavar, geralmente basta usar sabão ou um detergente neutro, bem como água morna seguida de enxágue com água limpa.

A limpeza deve ser feita corretamente

Limpar um tanque de aço inox é uma tarefa que deve ser realizada por pessoal especializado. Assim é possível garantir que o conteúdo armazenado no tanque fique livre de contaminantes. É importante limpar o tanque de aço inox, pelo menos uma vez por ano ou mais vezes se houver necessidade.

De acordo com o tipo de produto armazenado, talvez haja a necessidade de limpezas com mais frequência. Ao limpar um tanque de aço inox, certifique-se de seguir os procedimentos adequados para drenar o tanque, limpar a parte interna e, em seguida, desinfetá-lo.

O que evitar ao limpar seu tanque de aço inox

Antes de mais nada, é importante alertar para o uso de produtos indevidos. Por exemplo: não use produtos de limpeza abrasivos, pois podem arranhar a superfície. Dependendo do acabamento da superfície do aço inox e do grau do material do tanque, os agentes de limpeza abrasivos podem causar arranhões. 

Se você tiver um acabamento fosco, provavelmente não apresentará riscos tanto quanto um acabamento extremamente polido tende a mostrar. É importante perguntar ao fabricantes que tipo de produtos de limpeza usar na manutenção do tanque.

Não se esqueça de enxaguar o tanque de aço inox

Alguns materiais podem deixar resíduos no tanque e até mesmo manchar ou furar a superfície. Portanto, certifique-se de enxaguar completamente. Da mesma forma, resíduos de soluções de limpeza deixados em uma superfície de aço inox podem manchar ou danificar o acabamento da superfície. Sem dúvida, o enxágue é uma parte fundamental da limpeza dos tanques de aço inox.

Não use palhas de aço

Esse tipo de produto deixa pequenas partículas dentro da superfície do aço e, inevitavelmente, essas partículas começam a corroer e manchar a superfície. As palhas de aço também podem arranhar o tanque.

Não use produtos de limpeza que contenham cloro
Embora possa ser um hábito branquear tudo, o aço inox e o cloro não se misturam. Portanto, não use água sanitária na limpeza do tanque. Lembre-se sempre de que a água sanitária pode estar incluída em vários tipos de produtos de limpeza. Se você acidentalmente colocar um limpador com cloro em seu tanque, será preciso enxaguá-lo rapidamente.

Conclusão

Por fim, para aumentar a durabilidade de um tanque de aço inox é preciso realizar as manutenções corretas. O aço inox é um produto extremamente versátil com uma excelente combinação de propriedades mecânicas e de corrosão. Assim, um tanque pode durar até 20 anos.

O aço inox também é ecologicamente correto, reciclável, higiênico e visualmente atraente. Todos esses atributos significam que o aço inox é o material ideal para a fabricação de tanques de armazenamento.  

Os aços inoxidáveis ​​são duráveis ​​e de baixo custo de manutenção devido à sua resistência à corrosão. Não há exigência de revestimento ou pintura e a manutenção normal seria simplesmente uma limpeza ocasional.

O aço inox nem sempre é o material mais barato para uma aplicação, quando se consideram os custos iniciais. No entanto, sua durabilidade e facilidade de manutenção compensam os custos de compra. Portanto, é a escolha menos cara em uma comparação de custo de ciclo de vida.

Leia a matéria na íntegra.

Voltar para a lista