Atenção

Fechar

NOTÍCIAS

7 dicas essenciais para limpar eletrodomésticos de aço inoxidável

29/04/2022 | Brinquedoteca

O aço inoxidável (Inox) sempre fica ótimo em uma cozinha moderna. Este acabamento popular é elegante e combina com quase qualquer cor de cozinha.  Mas uma vez instalado e a vida real começa onde as impressões digitais, manchas, salpicos diminuem o brilho do aço inoxidável, surge apenas uma pergunta: Como limpar uma geladeira, um fogão ou qualquer eletrodoméstico? – aço inoxidável doméstico?!

A boa notícia é que, uma vez que as superfícies de aço inoxidável fiquem sujas, elas podem ser restauradas à sua antiga glória com alguns truques básicos. 

Prepare-se para manter seus eletrodomésticos brilhantes e como novos com nossas dicas comprovadas para a melhor maneira de limpar eletrodomésticos de aço inoxidável. Você poderá limpar cada milímetro de suas superfícies de aço inoxidável, incluindo manchas de água difíceis de remover.

Para garantir que a cozinha dos seus sonhos mantenha seu brilho e pareça nova pelo maior tempo possível, gostaríamos de dar algumas dicas para limpeza e cuidados adequados abaixo, diz a equipe especialista em serviços terceirizados https://prismaadm.com.br.

Que equipamento usar para limpar superfícies de aço inoxidável 

Antes de aprender a limpar aço inoxidável, certifique-se de ter o equipamento certo para essa superfície sensível. Para limpar o aço inoxidável como parte da limpeza de rotina da cozinha, um simples pano de microfibra umedecido com água será suficiente.  Quando for a hora de uma limpeza mais profunda , mantenha um pouco de álcool , vinagre, bicarbonato de sódio e até mesmo óleo à mão.  Tão importante saber é a lista do que você não deve usar ao limpar aparelhos de aço inoxidável. 

Como regra geral, evite usar limpadores abrasivos ou esponjas nas superfícies dos aparelhos de aço inoxidável, pois eles podem arranhar permanentemente a superfície do aço.  Evite também palha de aço e produtos de limpeza à base de cloro. Alguns métodos de limpeza incluem o uso de óleos de fricção e óleos essenciais. Esses produtos são excelentes agentes de limpeza, mas também são inflamáveis. Não os use em seu forno ou outros aparelhos que conduzam calor.

Manutenção de rotina de aparelhos de aço inoxidável

Para a manutenção diária do aço inoxidável, que elimina notavelmente a maioria das manchas de água, uma simples limpeza com um pano de microfibra e água deve resolver o problema.  Comece umedecendo o pano e limpando o aparelho. Uma vez realizada esta limpeza a úmido, proceda a uma limpeza a seco, sempre utilizando um pano de microfibra.

A limpeza a seco da superfície de aço inoxidável removerá qualquer excesso de umidade que possa se tornar futuras manchas de água. Para mais brilho, use um pano de polimento  que restaurará um belo brilho ao seu aço inoxidável. Você também pode usar um pouco de detergente se sentir que as superfícies de aço inoxidável estão muito sujas. Escolha um detergente que não contenha cloro e adicione algumas gotas a um pouco de água para obter uma solução com sabão.  Umedeça o pano com a solução e torça o excesso. Não deve escorrer. Limpe a superfície e passe outro pano úmido (sem a solução, apenas com água) e, por fim, seque a superfície com um pano limpo e seco.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Como limpar aço inoxidável com bicarbonato de sódio e vinagre

Às vezes, uma limpeza rápida com um pano de microfibra não será suficiente para limpar o aço inoxidável. Nesse caso, opte pela solução milagrosa, cujos ingredientes provavelmente já estão em seus armários.  De fato, o vinagre é o produto doméstico milagroso por excelência, e o aço inoxidável também pode se beneficiar de seus benefícios. Combine-o com bicarbonato de sódio (outra maravilha de limpeza) e você terá uma dupla poderosa. Para remover manchas persistentes do seu eletrodoméstico de aço inoxidável, umedeça uma toalha grossa e limpa com vinagre branco destilado que tenha fervido (tenha cuidado para não se queimar ao manusear o vinagre quente). 

Coloque a toalha úmida sobre a mancha e deixe descansar por 30 minutos. Se estiver limpando uma superfície vertical, como uma geladeira de aço inoxidável, segure a toalha na mão por um minuto ou dois, se não mais, pelo maior tempo possível.

Em seguida, polvilhe a toalha com bicarbonato de sódio e esfregue suavemente até que a mancha desapareça. Limpe a área com um pano de microfibra umedecido com água limpa, depois seque a superfície de aço inoxidável com um pano de microfibra seco. 

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Como remover manchas de eletrodomésticos de aço inoxidável

Se, apesar de todos os seus esforços de manutenção, você tiver manchas incrustadas em seus aparelhos de aço inoxidável, precisará se armar com removedores de manchas especialmente projetados para aço inoxidável . Esses limpadores são particularmente úteis para remover oxidação ou ferrugem do aço inoxidável. Para manchas severas, invista em um kit de remoção de arranhões de aço inoxidável, que geralmente combina polidores especiais e lixa premium para apagar riscos. Antes de usar qualquer limpador comercial ou kit removedor de arranhões, leia todas as instruções e siga as recomendações do fabricante do produto, juntamente com as do fabricante do seu aparelho de aço inoxidável.  Alguns aparelhos de aço inoxidável possuem acabamentos especiais que requerem opções de manutenção mais específicas. Mais uma vez, apenas as instruções do fabricante podem garantir que você não faça algo irreparável ao limpar sua geladeira de aço inoxidável ou qualquer outro eletrodoméstico. 

Mais dicas para limpar a geladeira, pratos e outros inox

Para proteger seus aparelhos de aço inoxidável, siga estas dicas essenciais para manutenção diária e limpeza profunda.

Limpe sempre o aço inoxidável na direção do desenho

Assim como os móveis de madeira, o aço inoxidável tem um senso de design. Limpe sempre ao longo das linhas do aço inoxidável para soltar e remover toda a sujeira dos interstícios. 

Ir contra a corrente pode resultar em uma limpeza menos eficiente e pode até arranhar o aço. Para saber a direção do grão do aparelho, basta esfregar vertical e horizontalmente com um pano macio. Se você sentir uma leve resistência, isso significa que você está esfregando contra o grão.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Devolva o brilho aos seus aparelhos de aço inoxidável

Use óleo de limão para dar um super brilho às superfícies de aço inoxidável. Para fazer isso, basta colocar algumas gotas de óleo em um pano limpo e esfregá-lo na superfície.  Se você não encontrar óleo de limão barato , pode usar azeite de oliva como substituto. Tente dar aos seus aparelhos de aço inoxidável este tratamento com óleo uma vez por mês. 

MUITO IMPORTANTE: Não use este método em superfícies de fornos ou aparelhos que conduzam calor.

Limpe suas superfícies de aço inoxidável regularmente para evitar manchas difíceis

Manchas antigas e manchas de água são mais difíceis de remover. Evite-os com a limpeza frequente do aparelho de aço inoxidável.  Recomendamos limpar com um pano de microfibra umedecido com água quente todos os dias. Uma vez por semana, você pode limpar um pouco mais o aço inoxidável, por exemplo, com um limpador à base de óleo e polir para aço inoxidável.  Essa rotina regular é a garantia de que você não terá que lidar com manchas persistentes em seu aço inoxidável mais tarde.

Agora que você sabe como limpar aparelhos de aço inoxidável, não precisa mais se preocupar com impressões digitais.  Com uma rotina adequada, um mínimo de graxa de cotovelo e ingredientes domésticos básicos (vinagre e bicarbonato de sódio, pano de microfibra), você pode garantir uma manutenção ideal para seus aparelhos de aço inoxidável. 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Limpeza

Voltar para a lista

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.