Atenção

Fechar

NOTÍCIAS

3 elementos para considerar na hora de planejar a bancada da cozinha

08/07/2019 | Revista Casa e Jardim

Descubra quais produtos agilizam os processos e facilitam o hábito de cozinhar

Seja por gosto ou necessidade, cozinhar consome horas da rotina de milhares de pessoas preocupadas com o preparo de suas refeições. Fazer um jantarzinho simples pode envolver diversas etapas, como separar o que se vai preparar, lavar, temperar, cortar e deixar a bancada limpa, por exemplo. É nesse ponto que a escolha de produtos funcionais faz toda a diferença e facilita a rotina. Por isso, reunimos 3 elementos-chave sobre bancadas de cozinhas para ajudar você na escolha de produtos que combinam com o ritmo das suas atividades diárias.

1 A pia da bancada

A importância da cuba é muitas vezes subestimada. É preciso levar em conta, no momento da escolha, não apenas o espaço disponível, mas principalmente quantas pessoas utilizam a cozinha e como é a rotina de cada uma delas. Cada vez mais em alta, as cubas duplas ou triplas são excelentes para bancadas espaçosas e casas onde a demanda de uso é grande. Nestes casos, é até possível contar com a presença de um escorredor, que garante o escoamento da água por causa de sua inclinação - caso da cuba de sobrepor Smooth 2 C, da Tramontina Design Collection.

Outra vantagem das cubas de sobrepor é o sistema de grampos, responsável por pressionar a peça contra a bancada, evitando espaços que permitam a entrada de água, garantindo uma perfeita vedação. Muito comum na Europa, esse formato de instalação começa a ganhar força também no Brasil.

Quem busca um visual ainda mais clean ou não possui tanto espaço para mais de uma cuba pode optar pelas simples, mas com maior comprimento, como a Quadrum 70, ou profundidade, como a Dora 40. Ambas aumentam a funcionalidade da bancada ao possibilitar um melhor manuseio dos utensílios no momento da lavagem. Outra possibilidade cada vez mais usada é a cuba auxiliar menor, como a Isis Plus 1.5 C 34, que permite a lavagem de utensílios ou saladas em sua cuba menor, por exemplo.

Por fim, existem acessórios capazes de maximizar o uso de uma cuba comum. É preciso, antes, checar a compatibilidade dos utensílios oferecidos. A Tramontina oferece algumas possibilidades como a tábua em madeira com proteção antimicrobiana, que garante a higiene na bancada da cozinha, o cesto aramado retangular regulável e o cesto coador, que facilitam a higienização de alimentos e talheres.

Atenção na instalação

Cada modelo de cuba tem um modo de instalação indicado. Respeitá-lo garante que você não terá dores de cabeça durante o uso e nem prejuízos futuros. Existem três tipos:

(1) Método tradicional com a cuba fixada por baixo da bancada;
(2) Método inovador, criado e patenteado pela Tramontina, onde a cuba fica perfeitamente nivelada à bancada sem a necessidade de fazer rebaixo na pedra;
(3) Método tradicional com a cuba fixada por cima da bancada.

2 Acessórios para apostar

Se apenas a escolha da cuba já ajuda na diminuição do tempo gasto na cozinha, a escolha correta de acessórios embutidos é capaz de transformar a bancada e facilitar as tarefas como nunca!

O primeiro deles é a lixeira de embutir. Além de zelar pela estética, ela garante maior higiene e libera o espaço utilizado normalmente pelo lixo que acaba transitando acima da bancada.

Os dosadores da Tramontina desempenham tarefa semelhante. Fabricados em aço inox, o que garante maior durabilidade, eles são capazes de armazenar o detergente ou sabão líquido, tirando o tubo do topo da bancada e facilitando a lavagem da louça. Para reabastecê-los, basta retirar a parte em aço inox do topo e inserir o líquido.

Por fim, um misturador 2 em 1 permite que se faça uso de água quente, fria e água filtrada com apenas um toque - poupando tempo e agilizando os processos na cozinha.

3 Limpeza

De que adianta investir em todos esses facilitadores e não levar em conta a hora da limpeza? É ela que vai garantir a durabilidade do aço inox, por exemplo. E se engana quem imagina algo complexo. Bastam alguns cuidados básicos, como: após o uso, limpar a peça com detergente normal neutro e o lado macio da esponja.

Depois, basta secar a peça e, se necessário, utilizar a Luva de Microfibra ou o Superinox Tramontina para retirar eventuais manchas de água, mantendo o brilho e a beleza do aço inox. E para evitar de riscar o produto permanentemente, tome cuidado para não arrastar objetos com base irregular nas cubas de inox.

Confira essa notícia no site Casa e Jardim

Volta para lista