Atenção

Fechar

Aço Inoxidável Brilhante 430 ou 410?

Brilho que não pode ser confundido!

Neste artigo são abordadas, de forma simples e didática, as principais diferenças entre os aços inoxidáveis 430 e 410, ambos com acabamento superficial brilhante, de forma a orientar o interessado a optar pelo produto mais indicado para a sua necessidade.

Quais as diferenças entre os Aços Inoxidáveis com acabamento brilhante  430  e 410?

Há algum tempo vem sendo ofertado no mercado brasileiro o aço inoxidável 410 com acabamento superficial brilhante que supostamente poderia substituir o aço 430 brilhante em aplicações de pias e cubas, linha branca e utilidades domésticas. No artigo a seguir, abordaremos as principais diferenças entre dois os aços, enfatizando composição química e resistência à corrosão, que são atributos de extrema importância para as citadas aplicações.

O aço inoxidável 430 não pode ser substituído pelo aço inox 410, com acabamento brilhante. 

O aço inoxidável 430 tem maior resistência à corrosão, pois possui 4% mais cromo que o aço 410.

Após 300h de ensaio em névoa salina, o aço 430 com acabamento brilhante permaneceu intacto, enquanto o 410 apresentou corrosão intensa.

Apesar de possuírem aspecto superficial e brilho muito semelhantes, os aços 430 e 410 não podem ser confundidos. Fique atento!

Composição Química

O principal elemento de liga que confere aos aços inox resistência à corrosão é o cromo (Cr) e quanto maior o seu teor no aço, melhor. De acordo com a Norma ASTM A240/A240M, um aço pode ser classificado como inoxidável quando o teor mínimo de cromo atinge 10,5%.

Na tabela 1 destaca-se que o aço inox 430 nacional possui cerca de 4% mais cromo que o 410 importado. Este, possui teor próximo ao mínimo especificado pelas principais normas internacionais.

Tabela 1 - composição química 430 x 410

Mas o que esta diferença de aproximadamente 4% representa em termos de resistência à corrosão? Significa muito e pode se traduzir num resultado indesejado em aplicações onde o aço 430 possui resultados excelentes. 

O aço inoxidável 430 possui 4% mais cromo que o aço 410, por isso tem maior resistência à corrosão.

Os ensaios a seguir demonstram a diferença de desempenho entre estes dois aços.

Ensaios comparativos resistentes a corrosão 

Uma das formas de se avaliar a resistência à corrosão dos aços inoxidáveis é através da realização de ensaio de névoa salina(NaCl 5% - ASTM B117). A figura abaixo apresenta o resultado obtido após 300h de exposição em névoa salina, onde podemos notar de forma clara, intensa corrosão na amostra de 410, enquanto o inox 430 apresenta sua superfície inalterada. Destaca-se que ambos os aços possuem acabamento brilhante.


Fonte: Aperam

Após 300h de ensaio, o aço 410 apresentou corrosão intensa, enquanto o 430 permaneceu intacto!

Este ensaio também foi realizado em amostras conformadas (copo swift) e o resultado não foi diferente: o aço 410 brilhante apresentou sinais de corrosão com apenas 46h de exposição e após 300h o processo corrosivo se tornou mais intenso, conforme mostrado na figura abaixo. Já o aço 430 brilhante apresentou apenas pequenas manchas superficiais após este período.

Brilho que não pode ser confundido

Apesar de possuírem aspecto superficial e brilho muito semelhantes, os aços com acabamento superficial brilhante  430 e 410 não podem ser confundidos. O teor de cromo mais elevado do 430 garante resistência à corrosão muito superior ao material 410.  Em função disto, o aço inox410 brilhante não pode ser considerado um substituto pleno e seguro do inox 430 em aplicações já consagradas, pois é elevado o risco de aparecimento de manchas ou mesmo de corrosão generalizada.

Procure conhecer melhor o aço inox!

Envie suas dúvidas ou comentários para a Abinox: clique aqui.

Aço Inoxidável Brilhante 430 ou 410?

Aço Inoxidável Brilhante 430 ou 410?

Voltar para a lista