Atenção

Fechar

Aço Inox ou aço comum revestido na “Cor Inox”?

CONHEÇA AS DIFERENÇAS E ADQUIRA O MELHOR

Neste artigo são abordadas, de forma simples e didática, as principais diferenças entre os produtos fabricados com Aços Inoxidáveis e com aços revestidos que imitam o inox, chamados de “Cor inox”, de forma a orientar o interessado a optar pelo produto mais indicado para a sua necessidade.

Qual a diferença entre Aço Inox e aço comum revestido na “Cor Inox”?

No momento de escolher seu eletrodoméstico, fique atento! Você vai escutar de muitos vendedores que o aço carbono revestido na “Cor Inox” é igual ou mais resistente à oxidação e corrosão, podendo ser considerado uma evolução do inox. Porém, embora seja atrativa, essa afirmação é muito equivocada. Antes de decidir qual material é mais vantajoso na hora de comprar um eletrodoméstico, é importante saber a diferença entre aço inox e o aço carbono revestido.

“Cor Inox” é uma imitação da cor do aço inox. 

O eletrodoméstico “Cor Inox” é fabricado com um aço comum, revestido na cor do aço inox.

Se esse o eletrodoméstico “Cor Inox” sofrer alguma avaria, como um arranhão por exemplo, o aço comum ficará exposto e um processo de corrosão se iniciará (ferrugem).

Já o aço inoxidável é um metal que possui cromo, é durável, com elevada resistência à corrosão e ao calor. Quando riscado, não enferruja.

É preciso estar atento às especificações do produto. Não se deixe enganar!

Conheça o Aço Inox

O aço inoxidável é uma liga metálica com pelo menos 10,5% de cromo (Cr). Essa adição de cromo faz com que o aço inoxidável se torne superior ao aço comum – não inoxidável – em alguns quesitos, como a resistência a corrosão e ao calor, entre vários outros. É um metal, um aço mais durável e forte.

A figura abaixo mostra o oxigênio, que em contato com o cromo contido no aço inoxidável, forma uma camada passiva que protege o inox contra a corrosão e a ferrugem. Mesmo quando o aço é riscado, essa camada se forma instantaneamente, criando nova proteção contra a corrosão!

Outros elementos podem ser adicionados ao aço inoxidável, maximizando propriedades e somando outras novas. Como resultado, o aço inox pode ser usado de diversas formas e em diversos acabamentos, com eficiência.

É comum encontrar eletrodomésticos feitos em inox e com diferentes acabamentos, pois são fáceis de limpar e mais duráveis. Não enferruja. É belo. É moderno. São muitas as suas vantagens.

O aço inoxidável possui cromo, que em contato com o oxigênio, forma uma camada passiva que protege o aço contra a corrosão e ferrugem.

Conheça o aço carbono revestido na “Cor Inox”

O aço comum ou aço carbono revestido na “Cor Inox” é formado por ferro e carbono na sua composição e, ao contrário do inox, não tem resistência ao calor e à corrosão. É um aço carbono comum com um revestimento que protege a superfície contra a corrosão e ferrugem. Esse revestimento é composto por uma camada de zinco – que é usado para proteger chapas de aço contra oxidação causada pelo ar e pela umidade – e por uma camada de tinta ou verniz na cor do inox, o que confere uma proteção a mais ao aço. Ou seja: é um aço carbono com duas camadas de proteção, compostas pelo zinco e por uma película impermeabilizante.

A figura abaixo representa a ação o oxigênio quando em contato com o aço carbono e com o aço inoxidável. Enquanto que no aço inox o oxigênio forma uma camada passiva protetora, no aço carbono comum causa a ferrugem que corrói e destrói o aço.... Para tentar evitar esse fenômeno, utiliza-se revestimentos protetores que, ao serem riscados, expõem novamente a base de aço, gerando problemas de corrosão.

O aço “Cor Inox” é um aço carbono comum revestido com camadas protetoras de tinta ou verniz que imitam o inox!

E isso é tão bom quanto um acabamento em aço inoxidável? Não!

Em um ensaio comparativo realizado pelo IPT (Institutos de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo) com o aço inoxidável e aço carbono revestido, ao ser submetido ao ensaio de imersão em solução de NaCl 3% a 40°C conforme norma ASTM D1308 - 02 (Standard Test Method for Effect of Household Chemicals on Clear and Pigmented Organic Finishes), o aço carbono revestido apresentou produtos de corrosão, como mostrado na figura e na tabela abaixo.

Resultado de avaliação visual realizada nas chapas de aço carbono revestido durante e após a realização do ensaio de imersão em solução de NaCl 3% a 40°C.

Período (h)

Avaliação

48 Após 48 horas de ensaio, foi observada a presença de produtos de corrosão na região onde foi realizada incisão, em 3 corpos de prova.
200 Após 200 horas de ensaio, os três corpos de prova apresentaram produtos de corrosão brancos e escuros na região onde foi realizada a incisão. Também foi observada penetração de corrosão a partir da incisão em algumas regiões dos 3 corpos de prova.

O aço inoxidável é ainda superior no que se refere à oxidação, pois o próprio metal resiste a esse fenômeno e não depende de camadas de proteção. O zinco e a tinta, ou verniz, não possuem a mesma durabilidade que o aço inox. Uma vez riscada a superfície do aço carbono “Cor Inox”, o metal base fica exposto e começa o processo de corrosão e mudança de cor.

O aço carbono comum revestido na “Cor Inox” é igual ao Aço Inox?

Não! Absolutamente não!

A afirmação de que o aço comum revestido na “Cor Inox” é igual ou mesmo superior ao Aço Inox é uma estratégia de venda. E, embora o aço carbono revestido seja inferior ao aço inox no quesito resistência à corrosão e oxidação, os eletrodomésticos fabricados nesses dois tipos de acabamento são normalmente vendidos na mesma faixa de preço. 

No caso do aço carbono revestido, é prometido ao consumidor um material com durabilidade semelhante ou até mesmo superior à do inox, mas, com o tempo, o comprador constatará que essa não é a realidade.

Outro ponto que vale a pena ressaltar é que o aço carbono revestido na “Cor Inox” é geralmente mais escuro e fosco. Se você procura aquele acabamento brilhante característico do Aço Inox, então, preste atenção nisso também.

Fique atento às informações de produto para que sua compra seja justa e para que seu produto seja de qualidade

O Aço Inox é muito superior ao aço carbono comum revestido na “Cor Inox”. Fique atento!

Envie suas dúvidas ou comentários para a Abinox: clique aqui.

Aço Inox ou aço comum revestido na “Cor Inox”?

Aço Inox ou aço comum revestido na “Cor Inox”?

Voltar para a lista