Atenção

Fechar

INOX NO MUNDO

Usando o Aço Inox ... na Agropecuária

PARTE 7: Inox na Fazenda de Leite

Em várias partes do mundo, a produção leiteira tem sido considerada uma atividade básica e tradicional durante séculos. Atualmente verificamos um aumento gradual de derivados de leite na dieta asiática, fazendo com que este setor da indústria cresça a uma velocidade espetacular. O leite está entre os produtos alimentícios mais sensíveis e, por essa razão, o aço inoxidável tem participado da cadeia de processamento desde os primórdios de sua invenção - incluindo a ordenha e a coleta em fazendas de diversos tamanhos. 

O tempo entre a ordenha e o recolhimento do leite em caminhões tanque é fundamental para a sua qualidade. O leite sai do úbere a aproximadamente 35°C. Ele próprio tem propriedades antibacterianas naturais; no entanto, após sua extração, deve ser resfriado o mais rapidamente possível para 4°C a 6°C para evitar crescimento microbiano. O aço inoxidável austenítico tem baixa condutividade térmica, o que ajuda a manter as temperaturas baixas no nível apropriado. O leite cru deve também ser agitado levemente, de forma a evitar que a gordura se acumule na parte superior. O aço inoxidável é, naturalmente, o material utilizado nas partes móveis do agitador.

A energia térmica contida no leite não precisa ser perdida: trocadores de calor de aço inoxidável podem utilizá-la para o aquecimento de água. Modelos sofisticados podem recuperar até 60% do calor e produzir 0,7 litros de água morna de 50 a 55°C por litro de leite refrigerado. Esta água pode ser, na sequência, aquecida para 80-85°C – temperatura padrão para limpeza do sistema de ordenha – ou misturada com água fria para fins de limpeza geral. Durante o ano, a energia recuperada de 1.000 litros de leite por dia pode economizar 13.100 kWh de eletricidade ou 1.900 litros de óleo diesel. 

A criação de gado leiteiro está se tornando, cada vez mais, um processo robotizado. Nos equipamentos mais avançados, as vacas são ordenhadas por braços robóticos de aço inoxidável. As operações são controladas por computador. As funções e os dados estatísticos de saúde da vaca são exibidos em uma tela sensível ao toque que, como a maioria dos equipamentos, é integrado em um gabinete de aço inoxidável.

 

Parte 7: Inox na Fazenda de Leite

Parte 7: Inox na Fazenda de Leite

Volta parar lista