Atenção

Fechar

INOX NO MUNDO

Usando o Aço Inox ... na Agropecuária

PARTE 6: Cuidados com a pele dos animais

O bem estar de animais confinados está intimamente ligado à produtividade e saúde. Esfregar-se em árvores ou outros objetos é um comportamento normal para o gado.  É isso que escovas estáticas ou rotatórias imitam em uma fazenda. Nenhum estímulo é necessário – bois se sentem naturalmente atraídos pelas escovas e as usam para limpar suas peles ou para se verem livres dos insetos. O equipamento deve ser, naturalmente, bastante resistente e isso faz do aço inoxidável a opção ideal.

As escovas rotatórias são acionadas por motores elétricos que devem ser protegidos de impactos. Suas carcaças devem durar tanto quanto seus componentes mecânicos e novamente o aço inoxidável é uma excelente escolha.

Em áreas tropicais e úmidas e em regiões próximas aos habitats da vida selvagem, é importante tratar o gado regularmente contra parasitas, como carrapatos e ácaros. A imersão em um banho apropriado é uma técnica muito utilizada; no entanto, a solução química pode ficar excessivamente concentrada devido à evaporação ou inaceitavelmente diluída pelas chuvas torrenciais.

Pulverizadores são uma boa alternativa.  Eles tornam possível assegurar a que  concentração correta seja utilizada com frequência. A experiência mostra que somente cerca de metade do produto químico é necessário ao longo do ano, o que significa uma significativa redução de custos.

Feito de tubo de aço inoxidável, o pulverizador é uma solução mecanicamente resistente, para muitos anos de operação  livre de problemas.

Em um clima tropical, pulverizadores de aço inoxidável previnem a propagação de doenças transmitidas por carrapatos. Fotos: J. Engelbrecht (RSA), www.sprayrace.co.za

PARTE 6: Cuidados com a pele dos animais

PARTE 6: Cuidados com a pele dos animais

Volta parar lista