Atenção

Fechar

INOX NO MUNDO

Usando o Aço Inox ... na Agropecuária

PARTE 4: Fornecimento de água para animais

Em um esforço para proporcionar um fornecimento constante de água limpa e oxigenada que maximize o desempenho da produção pecuária, o aço inoxidável tornou-se comum em sistemas de abastecimento.

A facilidade de conformação do aço inoxidável torna possível a obtenção de peças com bordas arredondadas, que reduzem o risco de ferimento dos animais. Vasilhames de aço inoxidável que possuam boa profundidade e design suave são excelentes para cavalos, vacas leiteiras e bovinos. Bebedouros com nipples, por exemplo para leitões, consistem em um corpo de aço inoxidável juntamente com uma tela superior e mola de aço inoxidável.

Modelos maiores basculantes são feitos para facilitar o esvaziamento e a limpeza. Uma manutenção regular pode envolver desmontagem e montagem do equipamento, causando um considerável estresse abrasivo para as conexões. Revestimentos protetores são propensos a danos e desgaste. As soluções de aço inoxidável evitam que as conexões se tornem os pontos fracos do equipamento.

Os recipientes para fornecimento de água devem ser mecanicamente resistentes. A trabalhabilidade a frio do aço inoxidável austenítico dá aos componentes fabricados uma resistência adicional. A razão é outra propriedade mecânica específica do aço inoxidável – um fenômeno conhecido como encruamento a frio. Nas áreas onde o material é conformado, sua resistência aumenta. O aumento varia de acordo com o grau e a velocidade da conformação. Com uma resistência mais elevada torna-se possível a redução da espessura da chapa de aço utilizada, o que se traduz em equipamentos mais leves e menor custo de material.

PARTE 4: Fornecimento de água para animais

PARTE 4: Fornecimento de água para animais

Volta parar lista