Atenção

Fechar

INOX NO MUNDO

Usando o Aço Inox ... na Agropecuária

PARTE 3: Alimentação de animais

Conformabilidade e soldabilidade são requisitos básicos para a fabricação de equipamentos voltados para a alimentação de animais. A facilidade de conformação de um material metálico é representada pelo seu alongamento até a ruptura. Isto indica até que percentual um material pode ser esticado antes de quebrar. No caso do aço inoxidável esse valor pode ser superior a 50%, dependendo do tipo de aço. Para comparação: a maioria das ligas de aço de carbono apresentam valores de até 25% e ligas de alumínio geralmente ficam abaixo de 10%.

A excelente ductilidade do aço inoxidável é uma das razões pela qual o material é tão comumente utilisado em peças com formas complexas. É o material ideal para processos de fabricação como dobragem, prensagem, estampagem profunda ou conformação.

A excelente soldabilidade dos aços inoxidáveis é outra vantagem. Exceto para a remoção da descoloração da solda, não é necessário nenhum tratamento pós soldagem. O aço inoxidável austenítico, em especial, é bastante flexível. Isto é importante quando as peças tem que ser soldadas no local, onde condições ideais são difíceis de se obter.

Uma união mecânica envolve furos na chapa, tubos ou seções. No caso do aço carbono com algum tipo de proteção contra a corrosão, a remoção localizada da camada de revestimento metálico ou orgânico (ou seja, a camada galvânica ou a tinta) requer que uma reparação seja feita para evitar uma corrosão prematura. No entanto, a qualidade destes reparos depende da habilidade e do cuidado do profissional. Revestimentos reparados raramente são tão bons quanto os originais. No caso do aço inoxidável, não há tal preocupação uma vez que o material é resistente à corrosão. As bordas cortadas são tão resistentes à corrosão quanto as demais superfícies.

Esta combinação de vantagens intrínsecas faz do inox uma opção interessante para empresas de pequeno e médio portes envolvidas na fabricação de equipamentos sob medida. O custo adicional, a logística e o tempo envolvido para a proteção da corrosão são evitados.

PARTE 3: Alimentação de animais

PARTE 3: Alimentação de animais

Volta parar lista