Atenção

Fechar

INOX NO MUNDO

Usando o Aço Inox ... na Agropecuária

PARTE 1: Porque o aço inox na Agropecuária?

Desde um simples balde de ordenha até um avançado equipamento, o aço inoxidável é usado em várias aplicações, sendo uma alternativa aos plásticos, metais pesados e principalmente aos aços galvanizados.

Existem boas razões econômicas na troca para o aço inoxidável: as peças de aço galvanizado têm uma vida útil limitada - sua resistência à corrosão depende da aplicação de uma camada de zinco. O aço é protegido por uma reação galvânica: o zinco é um metal menos nobre que o ferro e, por esta razão, o oxigênio envolvido no processo de corrosão vai reagir preferencialmente com o zinco, deixando o aço inalterado. Este princípio envolve duas limitações:

a. Quando a camada protetora de zinco é acidentalmente removida, o aço é exposto ao meio ambiente e sofre corrosão.

b. A ação galvânica progressiva consome a camada protetora de zinco. A vida do produto depende da espessura do revestimento metálico; no entanto, este é sempre limitado.

Num ambiente agrícola, danos mecânicos são difíceis de serem evitados e, por esta razão, materiais resistentes à corrosão como o aço inoxidável têm múltiplas vantagens.

O aço inoxidável não se altera – sua resistência à corrosão permanece igual por toda sua vida útil. Entre tantas opções, o aço inoxidável se sobressai aos outros materiais por suas propriedades superficiais.

Acabamentos brilhantes são particularmente fáceis de limpar. A ausência de rugosidade é particularmente apreciada na indústria de laticínios, onde a qualidade microbiológica do leite cru é essencial.

PARTE 1: Por que o Aço Inox na Agropecuária?

PARTE 1: Por que o Aço Inox na Agropecuária?

Volta parar lista