Atenção

Fechar

PUBLICAÇÕES ABINOX

Informativos Inox

Inox para granjas

Informativo nº 36 | Agosto de 2018

Inox para granjas

» Criação de aves com inox

O ambiente úmido e agressivo da agroindústria de aves impõe sobre o empreendimento saudável a presença de equipamentos, utensílios e instalações com elevada resistência à corrosão e baixa rugosidade para cumprir as exigentes normas de higiene em todas as etapas. Inclusive as da Gulf Standard Organization, da Península Arábica, principal região importadora de frango produzido em território brasileiro. A indústria de aves para abate, que não emprega baterias de gaiolas, e, em alguns casos, permite que as aves saiam para se exercitar, tomar banho de poeira e ciscar, consome inox em plataformas de acesso, telhas, cercas, telas e divisórias, para separar grupos de frangos ou proteger do ataque de predadores. Já a indústria de ovos, mais dependente das baterias de gaiolas, apela para a alta capacidade de resistir à oxidação do inox aliada à extensa vida útil frente ao constante ataque de microorganismos, nutrientes químicos ou suplementos naturais. Grande parte do agronegócio de aves depende das galinhas mas devemos lembrar das outras aves como perus, patos, gansos, codornas, faisões e avestruzes

» Telhas

Desenvolvidas para o setor granjeiro, as telhas em aço inoxidável favorecem as condições de bem-estar animal. As aves podem ficar em pé, caminhar, abrir as asas, bicar, fazer ninhos ou poleiros. Esses locais necessitam da conservação da temperatura, maior resistência à corrosão que, com a umidade, se precipita nas telhas e causa grandes problemas, como no caso dos aços galvanizados. Além disso, o inox reduz os custos com manutenção da cobertura.

Inox aplicado 444

» Alimentadores

Em gaiolas ou livres, as galinhas e outras aves vivem em contato com o ambiente úmido da indústria avícola. Os alimentos e os grãos fornecidos para os frangos têm potencial de oxidação, tanto no estoque como na distribuição. A dieta de milho, soja, vitaminas e minerais, conduzida por tubulações até os frangos, não pode desobedecer às condições sanitárias mínimas. O aço inoxidável evita a contaminação dos alimentos além de elevar a resistência à corrosão, aumentando a durabilidade dos equipamentos.

Inox aplicado 304

» Bebedouros

Em geral, fabricados em inox, existem sistemas mecânicos que entregam alimento e água às aves de forma programada. Mas a maioria dos bilhões de galináceos espalhados pelo mundo bebem água em bebedouros, tipo nipple drinkers de aço inox. Por reduzir o derramamento, o bebedouro minimiza ou evita o acúmulo de umidade. Resistente à corrosão, o bebedouro de inox apresenta uma vida útil superior.

Inox aplicado 304 e 304L, para bicos de bebedouro

» Equipamentos avícolas

Importante exportador de ovos in natura, o Brasil desenvolveu uma indústria de equipamentos de aço inoxidável no agronegócio avícola. Além dos aviários automatizados, são produzidas as classificadoras de ovos que chegam a separar 750 caixas por hora, as classificadoras por ovoscopia eletrônica, as lavadoras automáticas, as alimentadoras de caixas, as balanças eletrônicas e as embaladoras. No agronegócio, o desembaraço para limpar e o design voltado para a higiene colocam o inox no mais alto grau da escala de valor.

Inox aplicado 304 e 304L, para classificadora de ovos, lavadoras e balanças

» Ventiladores

Na produção de carne ou de ovos, o controle da iluminação e da temperatura são cruciais. Excesso de calor, frio ou umidade podem causar danos ao plantel. O ar poluído por amônia dos excrementos afeta o sistema respiratório das aves e causa outras doenças. Por isso, os ventiladores, responsáveis pela refrigeração do ambiente onde os frangos se alimentam, são fundamentais no processo de criação. Além de manter a temperatura ideal tem que resistir à umidade advinda dos resíduos animais que se precipitam e tem potencial de corrosão.

Inox aplicado 304 e 430

Apoio: 

Edição e redação: Ateliê de Textos
Jornalista responsável: Alzira Hisgail (Mtb 12326)
Redação: Renato Schroeder
Edit. eletrônica: Vinicius G. Rocha (Act Design Gráfico)


Volta parar lista