Atenção

Fechar

PUBLICAÇÕES ABINOX

Informativos Inox

Inox no mundo da bola

Informativo nº 33 | Junho de 2018

Inox no mundo da bola

»Futebol com inox

No mundo da bola, o inox está presente nas arenas do Brasil e espalhado por vários estádios do mundo. Nos modernos parques esportivos o aço inoxidável aproxima o torcedor do design limpo e do material resistente, apropriado para uma torcida apaixonada. Além dos gradis, corrimãos e fachadas, o inox entra em campo e protege a área técnica no abrigo dos jogadores, vai até as catracas e os aparelhos de fisioterapia dos centros de treinamento. Quando o juiz assopra o apito (de aço inox) e a bola (inflada por um bico de inox) rola, todas as atenções se voltam para os esquemas táticos mas, também, para a engenharia dos estádios. A construção de arenas para o futebol faz uso de inox em acabamentos de superfícies, escadas e detalhes arquitetônicos. No final, o time vencedor levanta a taça. De inox.

»Fachadas

A aplicação do inox nos fechamentos ou nos brises de fachadas, além de assegurar um visual avançado, proporciona maior durabilidade graças à elevada resistência à corrosão. A facilidade de limpeza ajuda a reduzir as manutenções periódicas. Aplicadas na fachada do Castelão, em Fortaleza, as chapas expandidas trouxeram ao ambiente futebolístico o apelo visual das arenas globais. Em um dos ambientes mais agressivos em termos de corrosão o inox aplicado no estádio da capital cearense afiançou a resistência necessária. Em São Paulo, o revestimento da fachada em inox no Allianz Parque produziu um ganho no isolamento acústico.

Aço inox 444 ferrítico, magnético, com elevado teor de cromo e resistência à corrosão superior

»Coberturas

O inox aplicado nas coberturas suporta os esforços físicos com o máximo de resistência à corrosão, necessária para proteger as torcidas das intempéries. Os tubos polidos de inox e outros componentes arquitetônicos convocam as atenções para a qualidade estética dos acabamentos com aços inoxidáveis. Nas arenas que envolvem vidros, o sistema de fixação como o spider glass adere à estrutura com componentes de inox.

Aço inox 304 austenítico, com 18% de cromo e 8% de níquel, combina boa resistência à corrosão com boa soldabilidade e conformabilidade.

»Elementos

O aço inox aplicado aos corrimãos, guarda-corpos e cadeiras (e os sistemas de fixação dos assentos) protegem a infraestrutura esportiva com muita resistência mecânica para evitar depredações do patrimônio. Além da resistência à corrosão, o acabamento superficial com baixa rugosidade evita o acúmulo de sujeira.

Aço inox 304, 430 e 439, que tem excelentes propriedades mecânicas, de resistência à corrosão, soldagem e estampagem.

»Segurança

O público não para de chegar – para o futebol – e as catracas em inox evitam os possíveis danos porque possuem elevada resistência mecânica. A rivalidade entre as torcidas fica contida em barreiras de inox. Nos espaços reservados, portas especiais de aço inoxidável contêm invasões ou tumultos.

Aço inox 304, 430 e 439

»Higiene

Os bebedouros em inox nos estádios conseguem manter a pureza e conservam a temperatura da água de forma que possam saciar a sede dos torcedores. O acabamento de baixa rugosidade facilita a higiene. Nos sanitários, cubas de pias e mictórios em inox reforçam a sensação de asseio. A alta capacidade de resistir à oxidação indica o inox para trabalhar nos bastidores do espetáculo: em tubulações e tanques de água e até em usinas de energia. Nas cozinhas das lanchonetes e restaurantes dos estádios, o inox está presente em vários pontos.

Aço inox 304

Apoio:


Volta parar lista