Atenção

Fechar

PUBLICAÇÕES ABINOX

Informativos Inox

Inox no Carnaval

Informativo nº 30 | Fevereiro de 2018

Inox no Carnaval

Folia com inox

Como festa popular de muita alegria, o Carnaval toma as ruas de várias cidades com os blocos carnavalescos e os desfiles nos sambódromos. Um dos maiores do mundo – dois outros famosos são o de Trinidad e Tobago e o de Veneza – o Carnaval brasileiro parece ter expandido com o pré-Carnaval e o pós. A alegria não quer ter fim. No meio das festas, o inox aparece discreto, quase imperceptível, presente em mobiliários e equipamentos de segurança como gradis, catracas, parapeitos, portas e placas de sinalização. Nos desfiles, está nos instrumentos da bateria, fantasias e adereços, emprestando ainda mais brilho à maior festa popular do planeta.

» Instrumentos de bateria

Entre os protagonistas do Carnaval estão as escolas de samba. A arte dos desfiles está presente nos carros alegóricos e nas evoluções. Mas como seria sambar se não houvesse uma bateria? Equipamentos como surdo, caixa, agogô, repique, prato, cuíca, pandeiro e chocalho incorporam o inox como material de acabamento, no quesito estética, ou por resistência à corrosão para garantir a durabilidade por muitos carnavais.

Aço inox: 430 para revestimentos internos e externos, 304 para partes estruturais

» Barris

Nessa época do ano, o consumo de cerveja cresce e, com isso, sobe o volume de vendas de barris. Confeccionados em aço inox, que garantem a resistência à corrosão por vários anos, além de manter a temperatura das bebidas, os barris de cerveja e de chope atraem multidões durante as micaretas e as passagens dos trios elétricos. Mas não esqueça de levar a caneca de inox para matar a sede e apreciar as geladas com moderação.

Aço inox: 304, acabamentos brilhante e polido

» Adereços

As possibilidades de criação de adereços para brincar são inúmeras – quase infinitas – e, além dos clássicos brinco, pulseira e colar, pode-se inventar o que quiser. A fantasia precisa ser delicada sem provocar perda dos movimentos. Para desfile em carros alegóricos, o inox promove leveza nas estruturas de carros, máscaras ou disfarces com o máximo de extravagância.

Aço inox: 430 e 304

» Banheiros químicos

O aço inoxidável está presente nos banheiros químicos em grandes centros urbanos. As aglomerações em torno de blocos e bailes carnavalescos se beneficiam da elevada resistência à corrosão e da resistência mecânica que evita as depredações durante as festas do Momo. A característica de facilidade de limpeza é outra vantagem, além de não precisar de repintura como exigem o aço carbono ou o polietileno.

Aço inox: regiões litorâneas, 316 ou 444; demais regiões, 304

» Drinks

Para aqueles que gostam de passar o Carnaval em clubes ou deitados numa rede (com armadores de inox) longe da folia, na hora da preparação dos drinks, o bom animador invoca o desfile de utensílios de inox como coqueteleira para a caipirinha (sucos de frutas ou outras bebidas), balde e pegador de gelo, coador, espremedor e dosador. Todo bartender ou preparador de drinques sabe que o inox resiste à corrosão e mantém por mais tempo aquele geladinho que refresca o paladar.

Aço inox: 430 e 304, acabamentos brilhante e polido


Volta parar lista