Atenção

Fechar

PUBLICAÇÕES ABINOX

Informativos Inox

Inox nos equipamentos de segurança

Informativo nº 26 | Outubro de 2017

Inox nos equipamentos de segurança

Segurança com aço inox

Nos equipamentos de segurança, seja para a proteção individual, de corporações ou de bens públicos, o inox atua como protagonista em situações que exigem grande resistência a ataques como explosões, arrombamentos ou tiros. Entretanto, em nenhuma circunstância podemos imaginar que um assunto tão complexo como a segurança possa depender de um único material. Por outro lado, a passividade contra a corrosão, para o inox, é um efeito natural e, como um vigilante silencioso, protege, resiste e está sempre pronto para o próximo serviço.

Caixa eletrônico e cofre

A utilização de aço inoxidável na estrutura interna do caixa eletrônico dificulta a depredação, arrombamentos e cortes com maçaricos. Assim como nos cofres, o aço inox 304, com elevada resistência mecânica, apresenta um excelente comportamento: em casos de explosão, a estrutura pode se contorcer e impedir o arrombamento. No revestimento externo, o destaque fica por conta da facilidade de limpeza nas áreas de contato como teclados, entrada de cartões e regiões de biometria. 

Aço inox 304 e 409

Maçaneta e fechaduras

Fabricados em aço inox as maçanetas, os espelhos e as fechaduras elevam a qualidade visual das edificações porque emprestam brilho aos acessórios. No caso das fechaduras, o inox evita danos causados pelo contato direto das chaves. Nas maçanetas, a resistência mecânica complica os arrombamentos. A resistência à corrosão protege do contato direto, pois a sujeira ou oleosidade acabam agredindo as peças. Nos espelhos, os acabamentos brilhante ou polido vão bem. 

Aço inox 430, 304 e 409, acabamentos: polido, brilhante e lixado

Blindagem de veículos

A blindagem mais procurada é a de nível III, capaz de suportar tiros de calibres 22, 38, 44, 357 e 9 milímetros. Este tipo de blindagem utiliza o aço inoxidável 304L com espessura de 3 mm que é aplicado em colunas de portas, colunas de teto, fechaduras, porta-malas e barras de proteção das portas. A blindagem suporta desde armas de punho até uma submetralhadora.

Aço inox 304L de 3 mm 

Blindagem de rodas

A proteção dos pneus consiste na instalação de uma cinta de aço inoxidável de altíssima resistência que envolve as rodas. Em caso de tiro, essa defesa não permite que o pneu saia da roda, tornando possível o deslocamento do veículo mesmo com os pneus vazios por cerca de 5 km, dependendo da velocidade e condição do piso.

Aço inox 304 e 430

Airbag

Os airbags frontais duplos fazem parte da segurança rodoviária e são obrigatórios em todos os carros desde 1998. O sistema de inflamento do airbag inclui um filtro. Este componente utiliza uma malha de fios de aço inoxidável para impedir que partículas indesejáveis entrem ou danifiquem o airbag e para resfriar o gás em expansão após a ativação. Graças às propriedades anticorrosivas do inox, o componente mantém a durabilidade por toda a vida útil do veículo.

Aço inox 304

Apoio:


 


Volta parar lista