Atenção

Fechar

PUBLICAÇÕES ABINOX

Informativos Inox

Inox nos shoppings

Informativo nº 19 | Março 2017

Inox nos shoppings

Shopping centers: da fachada ao mobiliário

Todo o ano, a indústria de shoppings ergue dezenas de novos empreendimentos, investe bilhões de reais e gera milhares empregos. Nos últimos anos, vem aplicando recursos em estacionamentos automatizados, geolocalização de visitantes e melhoria de processos. Entre os 558 shoppings do Brasil, 22% pretendem expandir as áreas locáveis. E, se existe um material que carrega a imagem de inovação e modernidade que as áreas de lazer, praças de alimentação, lojas de serviços, salas de cinema, estacionamentos, lojas âncoras e de departamentos e megalojas querem agregar, esse material é o aço inoxidável. Em todos esses espaços o inox se faz presente. Às vezes, os 440 milhões de clientes que visitam os shoppings todo o mês nem reparam, mas  o inox está lá em nome da higiene, da segurança, da proteção e da beleza.

Fachadas

De fácil limpeza e elevada resistência à corrosão, na “face” do empreendimento, o inox tem grande potencial de aplicação nas fachadas, marquises de pórticos ou nas portas automáticas de shoppings devido à baixa rugosidade superficial. Com acabamentos que reduzem o acúmulo de depósitos sobre a superfície, o inox combina com materiais como vidro, pedras, concreto ou alvenaria aparente. Soluções de arquitetura e design tendem a ajustar a eficiência energética do inox com o conforto térmico e acústico da edificação.

Aço inox: 430 em ambiente rural; 439 e 441 em ambiente urbano e poluídos; 444 ou 316 em ambientes litorâneos

Segurança e proteção

Na decoração de interiores de shoppings, o inox sustenta a linguagem de elegância, bem-estar e segurança para atrair clientes. A diversidade de acabamentos permite opções de especificação arquitetônica para maior facilidade de limpeza e manutenção. Os corrimãos e guarda-corpos – além de itens de segurança como caixa de hidrante, porta extintor de incêndio ou porta corta fogo – em inox propiciam às passarelas e corredores o requinte necessário para uso em shoppings. As vantagens do aço inox nessas aplicações são a resistência à corrosão, resistência mecânica e facilidade de instalação.

Aço inox: 439 e 430 em ambiente interno urbano e rural, nos acabamentos lixado, polido e brilhante; 441 e 439 em ambiente interno litorâneo, nos acabamentos lixado, polido e brilhante.

Elevadores

Os elevadores revelam a “idade” dos shoppings. Com acabamento lixado, o inox aplicado nas cabines levanta tanto o visual que a maioria dos transportadores verticais fica exposto como elevador panorâmico. Além da cabine, componentes importantes como o quadro de comando, as fiações rígidas e flexíveis, o painel de operação, botoeiras e os indicadores de pavimento aderem ao inox. Escadas e esteiras rolantes também incorporam superfícies de inox.

Aço inox: 304 nas botoeiras (maior resistência à corrosão); 439, estabilizado ao nióbio e ao titânio, nas cabines em ambientes rurais e urbanos; 441, em ambientes litorâneos, estabilizado ao nióbio e ao titânio

Decoração e acabamentos

O inox pode ser aplicado em elementos de decoração como vasos, floreiras, cachepots e molduras de espelhos. Nas lojas, em vitrines; no mobiliário interno, em araras e balcões. Além da elevada resistência à corrosão, o aço inox usado em totens, quiosques, painéis de publicidade e protetores de colunas embeleza o ambiente e resiste aos impactos, com longa vida e baixa manutenção.

Aço inox: em ambientes internos: 439 e 430 nos acabamentos  brilhante e polido; em ambientes externos: 304 e 444 nos acabamento brilhante e polido; em regiões litorâneas 444 com molibdênio

Praças de alimentação

As propriedades de resistência à corrosão, proteção do sabor, versatilidade, facilidade de limpeza e o apelo estético do aço inoxidável conduziram à aceitação como material preferido nas cozinhas, nas mesas, cadeiras, balcões e utensílios das praças de alimentação. Órgãos sanitários indicam o inox por oferecer maior segurança quando em contato com os alimentos, não transmitindo substâncias tóxicas, por exemplo, ao kibe cru; odores ao hambúrguer; ou gosto estranho ao molho do macarrão; além uma maior durabilidade e higienização.

Aço inox: 430, 439 e 304 nos acabamentos brilhante e polido


Volta parar lista