Atenção

Fechar

PUBLICAÇÕES ABINOX

Informativos Inox

Piscinas com inox

Informativo nº 17 | Janeiro 2017

Piscinas com inox

Água e inox

Resistente à água, capaz de suportar grandes pressões sem sofrer danos, o aço inox no ambiente de piscinas e parques aquáticos inspira a construção de empreendimentos. A leva de novos esportes aquáticos, a instalação de quedas d’água artificiais, máquinas de ondas e equipamentos aquáticos de academias atraem multidões de adultos, idosos e crianças para piscinas cobertas ou ao ar livre. Os projetos levam em conta o traço estético do inox mas as vantagens técnicas e financeiras acabam por influenciar a decisão de optar por esse material pré-fabricado, reciclável e dúctil. Graças à ausência de vazamentos, o consumo de água fica reduzido. Na área do entorno imediato e em regiões adjacentes às piscinas, em áreas de apoio, pontes de acesso e em catracas de controle, o inox flutua no reino das águas.

Fundos e paredes

Fornecidas em chapas leves para compor o fundo e as paredes, as piscinas em aço inox aguentam choques e  vibrações. Resistem à imersão permanente de água, ao cloro e às variações de temperatura. As terminações não devem ter rebite ou solda, para minimizar os riscos aos nadadores. Atendem às necessidades de construção de uma piscina nova ou de uma reforma.

Escadas e trampolins

Residenciais ou públicas, para competições ou puro lazer, as piscinas são áreas molhadas que requerem superfícies antiderrapantes. Para melhorar a segurança são empregadas chapas estampadas em degraus de escadas, em trampolins ou plataformas de largadas. Em alguns casos, a mistura de materiais antiderrapantes com a estrutura de aço inox diminui o risco de quedas e assegura a higiene, com baixa manutenção e mínima proliferação de bactérias.

 

Mobiliário submerso

O uso de cloro, a evaporação natural e o emprego de branqueadores modifica a composição da água das piscinas. Por isso, o inox deve ser especificado em cadeiras, mesas, assentos reclináveis, bancos e outros mobiliários, que criam o ambiente de lounge imerso, para resistir às diferentes condições do meio aquoso. Por não ser poroso, os organismos que se formam na água não aderem às paredes da piscina, simplificando a limpeza.

Bordas e grelhas

Uma piscina de aço inox pode durar entre 40 e 75 anos mas as escolhas na fase de projeto devem obedecer a alguns cuidados básicos. Bordas, grelhas, divisórias e paredes não podem criar zonas de acumulação ou deposição de substâncias, em especial nas superfícies que fazem interface entre a água e o ar. Retangulares ou ovais, as áreas expostas a aerossóis e respingos são de fácil acesso para a manutenção, que deve ser regular e meticulosa.

Lazer infantil

A força magnética da água atrai as crianças que contam com uma nova área de recreação, o splash pad. Em volta de chafarizes, esguichos e chuveiros, os pequenos se divertem sem o risco de afogamento. Comparado com uma piscina, o splash pad custa bem menos e pode estar num shopping ou numa praça. Outros se divertem com um tobogã ou uma cascata que cai numa piscina.


Volta parar lista