Atenção

Fechar

PUBLICAÇÕES ABINOX

Informativos Inox

Turismo com o Inox

Informativo nº 11 | Julho 2016

Turismo com o Inox

As mais belas obras

Para os que querem admirar a passividade natural contra a corrosão, o turismo do aço inox encanta milhões de viajantes em vários sítios do mundo. Esses viajantes incomuns estão atrás de obras de arte, edificações e esculturas onde o belo e o inusitado se destacam. Nas férias ou em viagem de turismo de negócios, as atrações estéticas podem incluir um passeio por uma ponte, uma visita a uma igreja matriz, a um prédio residencial ou a um museu. Na arquitetura, obras de infraestrutura ou sistemas de transporte, a diversidade de opções só exige um olhar atento ao detalhe vibrante ou à tranquilidade que se sobressai. O turista dedicado gosta de acompanhar algumas dicas – como as dessa edição – mas a lista completa pode ser longa.

Portinari em Batatais

Um cubo de 2x2x2 metros, com tubos de aço inoxidável polidos de seção quadrada de 10 x 10 centímetros abriga a imagem de Candido Portinari na cidade de Batatais, interior de São Paulo. A escultura reforça a principal atração turística da cidade: a Via Sacra da igreja da Matriz, uma das maiores coleções do grande mestre da pintura brasileira. A iniciativa foi do restaurador e museólogo Manuel Julio Vera del Carpio.

Jin Mao em Xangai

A impressão que dá é que a decisão de um empreendedor ao aplicar aço inox na fachada de um prédio está baseada no Chrysler Building de New York que, em 80 anos, foi limpo duas vezes. Esse pode ser o caso do Jin Mao Tower – traduzindo do chinês: o prédio da prosperidade dourada – o arranha-céu de 88 andares em Xangai, China, desenhado pelo escritório de arquitetura Skidmore, Owings & Merrill para figurar na lista dos 20 edifícios mais altos do mundo. Um caso extremo do inox a serviço da mínima manutenção. A fachada conjuga inox 316 com outros materiais como vidro, alumínio e granito.

Inoxia em Nantes

Na cidade francesa de Nantes, ângulos afiados, com faixas de aço reflexivo cercam as varandas do edifício de 70 apartamentos com o sugestivo nome de Inoxia. O projeto de três torres faz parte da regeneração de uma área ao redor da estação principal da cidade. Painéis ondulados de aço inox aplicados à frente das varandas criam reflexões distorcidas do céu e dos arredores, que emprestam um caráter único e vibrante ao conjunto de edifícios.

Oculus em New York

Com desenho do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, a Oculus, estação de transportes e centro de compras do novo World Trade Center de Nova Iorque, já atraía turistas antes de ser inaugurada. A escultura de um pássaro em aço inox prestes a se soltar da mão de uma criança tira o fôlego de quem passa perto ou utiliza o terminal. A estrutura central que conecta as “asas” desse pássaro é feita em aço inox duplex, que combina excelentes propriedades mecânicas com elevada resistência à corrosão. Santiago Calatrava ficou famoso no Brasil com o Museu do Amanhã no Rio de Janeiro.

Helix Bridge em Singapura

Uma ponte em curva para pedestres na região da Marina Bay, em Singapura, reproduz o visual da estrutura do DNA. Daí o nome, Double Helix Bridge ou a ponte Dupla Hélice. À noite, os pares das bases do DNA ficam coloridas por luzes vermelhas e verdes e, de dia, o aço inoxidável e o vidro protegem os pedestres do sol forte ou da chuva. A passarela foi construída com o aço inox duplex.


Volta parar lista